Sociedade
05 Outubro de 2023 | 16h36

País precisa de 78 mil de professores para colmatar défice

Angola necessita de 78 mil professores para colmatar o défice existente no sector, informou, esta quinta-feira, em Luanda, a Ministra da educação, Luísa Grilo.

A governante referiu-se sobre o assunto, durante a sua comunicação alusiva ao Dia Internacional do Professor, que hoje se assinala.

Segundo a ministra, este número de professores ajudaria a responder o rácio humanamente aceitável para a melhoria do ensino e aprendizagem.

O país conta com um total de 210 mil professores, um número considerado pela ministra como ínfimo para responder às necessidades exigidas.

Avançou que o desafio não é só de Angola, mas sim global, pois mundialmente precisa-se de mais de 44 milhões de professores.

De acordo com a responsável, o executivo está empenhado em fazer a sua parte, realizando concursos públicos todos os anos para o ingresso de cerca de 7 a 8 mil professores .

"Vamos continuar a empregar mais professores, até porque as condições assim o exigem " referiu.

Porém, realçou que precisa-se de professores competentes, formados e comprometidos com o seu ofício, para se lograr uma educação de qualidade e à altura dos desafios do nosso século.

Neste sentido, vincou o esforço do Executivo na prossecução das medidas de política, com vista à contínua valorização do corpo docente e a elevação do seu prestígio social.

"Este Dia Internacional do Professor deve ser uma data refletiva, porque a transformação da educação começa com o professor”, afirmou.

O dia 5 de Outubro foi proclamado em 1996, pela UNESCO como Dia Mundial do Professor para celebrar a aprovação da recomendação da UNESCO/OIT sobre o Estatuto dos Professores.

Este ano, a efeméride comemora-se sob o lema "Os Professores de que precisamos para a Educação que queremos" . EVC/ART

Professora e alunos numa sala de aula (arquivo) © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop