Sociedade
03 Outubro de 2023 | 10h36

Angolanos residentes no Senegal recebem primeiros cartões consulares

Mais de trinta angolanos residentes no Senegal receberam, esta segunda-feira, os primeiros cartões consulares, no âmbito de uma campanha inscrição gratuita.

A iniciativa da Embaixada de Angola no Senegal decorre, de Outubro de 2023 até 4 de Abril de 2024, prevendo registar mais de 200 cidadãos nacionais.

Na ocasião, o diplomata Adão Pinto, citado num comunicado de imprensa, entregou o primeiro cartão consular à cidadã Florentina Lourenço Sadio, que vive há mais de 15 anos no Senegal.

O embaixador referiu, igualmente, que o acto traduz um imperativo legal e de normal funcionamento da Missão Diplomática que tem por dever conhecer e ter o controlo dos seus cidadãos.

"Como sabem, caros compatriotas, a nossa Embaixada abriu somente o ano passado; é nova aqui no Senegal; por isso mesmo fomos trabalhando ao longo deste tempo no forte contacto e interacção com a nossa comunidade "fazendo o trabalho de casa”, bem como criar todas as condições técnicas para que este momento fosse possível”, referiu o titular da Missão.

Durante a sua intervenção, o diplomata incentivou aos presentes a serem sempre bons cidadãos, pautando a sua conduta dentro da legalidade e dos marcos de boa convivência, reiterando o estrito respeito pelo cumprimento das leis angolanas e do país acreditador, particularmente na fase eleitoral, tendo em conta que o Senegal vai observar eleições presidenciais em Fevereiro de 2024.

Por sua vez, Orlando Bita, cidadão angolano residente no Senegal há mais de dez anos, congratulou-se com a iniciativa, referido que este era um facto que há muito aguardavam.

"Nos vivemos aqui há muitos anos, mas além do passaporte e o nosso bilhete de identidade, não tínhamos um outro documento com a utilidade do cartão consular”, por isso é algo que muito nos agrada e vai facilitar aqui”, asseverou.

O mesmo sentimento de satisfação foi partilhado pela cidadã Florentina Lourenço Sadio, tendo referido que a presença da Missão Diplomática em muito vai facilitar determinados actos próprios de sua natureza, algo que muito auguravam no Senegal.

Por sua vez, o presidente da associação, José da Costa Ramos, reiterou a importância da iniciativa e referiu que este passo vai ajudar a aliviar dificuldades pontuais pelas quais passam alguns angolanos no tocante a formalização documental de certos processos.

A presente campanha de registo consular gratuito realiza-se no âmbito de uma das distintas atribuições da Missão Diplomática, que consiste no controlo e acompanhamento da comunidade ao abrigo da Convenção de Viena, de 1961, sobre Relações Diplomáticas, bem como da Convenção sobre Relações Consulares, de 1963.