Desporto
02 Outubro de 2023 | 15h21

Equipas angolanas facturam nas Afrotaças

Petro de Luanda, Sagrada Esperança da Lunda Norte e Académica do Lobito beneficiam da premiação financeira da CAF pela qualificação à fase de grupos das provas africanas, tendo o estádio da Tundavala como talismã.

O Petro, campeão nacional, arrecada do órgão continental 550 mil dólares norte-americanos, mercê da passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões de África, com dupla vitória sobre a União Desportiva de Songo de Moçambique. 

Na primeira mão, em reduto "alheio”, os "tricolores” venceram, por 2-1, confirmando a superioridade na Tundavala da Huíla com triunfo de 3-1.

Na Taça da Confederação, o Sagrada Esperança da Lunda Norte facturou USD 400 mil mercê da qualificação, no sábado, para a fase de grupos da também designada de Troféu "Nelson Mandela”.

Jornal de Angola - Notícias - Sagrada Esperança apresenta página oficial na  Internet

Os lundas superaram aos penáltes o Ferroviário de Maputo, por 5-3, devido o triunfo de 1-0 no fim do tempo regulamentar, mesmo resultado verificado na primeira mão favorável aos moçambicanos.

Académica do Lobito carimba apuramento a última preliminar da Taça CAF -  Correio da Kianda - Notícias de Angola

Para a mesma prova, no domingo, a Académica do Lobito superou o Al-Merreikh do Sudão do Sul, com vitória de 3-0, na cidade do Lubango. O primeiro confronto resultou num empate a zero bolas, em Nairobi (Quénia), recinto neutro.

Das formações angolanas nas provas sob égide da CAF, o 1.º de Agosto foi a única que comprometeu.

O vice-campeão angolano foi superado pela equipa do Al-Hilal Omdurman do Sudão, com quem perdeu por 1-2, em Marraquexe (Marrocos), casa emprestada do seu adversário.

No confronto da primeira mão, na cidade do Lubango (Huíla), os dois conjuntos empataram a zero bolas.

O sorteio da fase de grupos das duas provas africanas de clubes (Liga dos Campeões e Taça da Confederação), realiza-se em Janeiro próximo, após a disputa do Campeonato Africano das Nações, na Côte d`Ivoire. MC

Petro (amarelo) factura mais de meio milhão de dólares © Fotografia por: Morais Silva - ANGOP

Fonte: Angop