Sociedade
02 Outubro de 2023 | 15h10

Detida dupla de falsificadores de kwanzas no Lubango

Dois cidadãos de 24 e 40 anos de idade, supostos falsificadores de moeda, foram detidos em flagrante delito, no fim-de-semana, no Lubango, província da Huíla, pela Polícia Nacional (PN), com um milhão 240 mil kwanzas falsos.

Os cidadãos imprimiam as notas em folhas A4 e encontraram nas zonas rurais terreno fértil para adquirir cabeças de gado bovino e milho em pequenos mercados informais, onde  há uma fraca noção da autencidade das cedulas.

Os suspeitos conhecidos por "Ja Rule” e "Aguisty" foram flagrados em uma residência, localizada no bairro Mapunda, com as  referidas notas falsas de valor facial de cinco mil kwanzas e com 140 folhas em formato A4 para o processo de falsificação.

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, no Lubango pelo porta-voz da PN na Huíla, inspector Benedito Walter, referindo que o Aguisty já foi detido em Julho do ano em curso pela mesma prática e responde o processo em liberdade.

Citando o suspeito, o porta-voz referiu que Ja Rule admitiu que falsifica dinheiro há pelo menos dois anos e aprendeu com um cidadão congolês, explicado que fizeram um tratamento tradicional para não serem descobertos.

Continuou que a ideia dos indivíduos era injectar para o mercado financeiro de forma a tirar um dinheiro limpo e assim consumar as suas acções nas províncias da Huíla, Huambo, Namibe, Benguela, Cuando Cubango e Cunene.

Na operação, a Polícia apreendeu ainda uma impressora, uma resma de papel, um cartucho a cor, cinco cartões multi-caixas de diferentes bancos comerciais. EM/MS

Suspeitos detidos com dinheiro falso na Huíla © Fotografia por: Amélia Oliveira - ANGOP

Fonte: Angop