Cultura
15 Setembro de 2023 | 15h38

ISCED e Lev Arte retratam em exposição vida e obra de Neto

Oitenta e três obras literárias sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto estão desde hoje, sexta-feira, patentes numa exposição no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, na âmbito das actividades alusivas ao Dia do Fundador da Nação e Herói Nacional.

A exposição bibliográfica da iniciativa do ISCED-Huíla, com a parceria com movimento cultural  Lev Arte, congrega obras de  autoria de  António Agostinho Neto e de  outros autores, assim como monografias de estudantes que abordam Neto.

Entre as obras destacam-se as de Acácio Barrados, intitulada Agostinho Neto uma vida sem Tréguas (1922-1979) e o álbum fotográfico de Augusta  Conhiglia, que ilustra   "Agostinho  Neto da Guerrilha aos primeiros anos de independência”.

Quanto às teses, algumas fazem uma incursão a contribuição pedagógica de António Agostinho Neto na educação da juventude,  a sua política de educação para a cidadania e na erradicação do analfabetismo.

Em declarações à ANGOP, o professor Hélder  Mayunga,  afecto ao departamento de Ciências Sociais e da Educação, do ISCED-Huíla,  realçou que  a exposição terá da duração de sete dias, para permitir que os estudante e o público interessado possam visitar e conhecer um pouco mais sobre  o Fundador da Nação.

Fez saber que a intenção é divulgar e mostrar que a instituição tem  obras sobre esta "grande figura” nacional,  para que os estudantes, caso seja  necessário possam fazer o uso das mesmas.

Por sua vez, a secretária executiva nacional do Lev Arte, Justina  Kibeca detalhou que o seu  movimento  tem uma parceria com a Fundação Agostinho Neto e trouxe à exposição várias obras, desde discursos, livros fotográficos e infantis que ilustram o trajecto histórico de "Manguxi”.

O ISCED-Huíla  conta  com  um acervo bibliográfico  de 95 mil 473 livros  de diferentes áreas do saber, entre os quais 50 livros falam da vida e obra de Agostinho Neto.

Fonte: Angop