Economia
12 Setembro de 2023 | 11h40

Conferência “Angola Oil & Gas” reúne 40 países em Luanda

Um total de 40 países participa, nos dias 13 e 14, em Luanda, na 4.ª edição da Conferência e Exposição “Angola Oil e Gas”, avançou o director da Energy Capital & Power para Angola e Namíbia.

Miguel Artacho fez saber que estão confirmados para participar da Conferência países como África do Sul, Nigéria, Guiné Equatorial, Senegal, Namíbia, República Democrática do Congo, Qatar, Áustria, Reino Unido, Noruega, Itália, Egipto, França, Portugal e Quênia só para citar.

A conferência contará, de igual modo, com um conjunto de oradores de alto nível, incluindo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo.

De igual modo, estão já confirmadas as presenças do ministro dos Hidrocarbonetos da República  Democrática do Congo, Didler Budimbu Ntubuanga; ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial; António Oburu Ondo; o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Haitham AI Ghais.

O evento é uma  iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás  em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e a Câmara Africana de Energia. A AOG é ainda a principal plataforma para abordar as questões mais actuais no mercado de petróleo e gás do país.

Segurança do petróleo

Miguel Artacho disse que, nesta quarta edição, vão ser abordados temas ligados à  "Segurança do Petróleo e Gás, Descarbonização e  o Desenvolvimento Sustentável", e, como tal, irá abordar uma série de tópicos, explorar os desafios e oportunidades associados ao sector energético angolano nos dias actuais  serão também analisados os mais recentes produtos, serviços, actividades, tendências e oportunidades presentes na indústria do petróleo e gás do país.

A abordagem multissectorial da AOG 2023 torna-se na visão do responsável para Angola e Namíbia da ECP o lugar ideal para os intervenientes de cada parte da cadeia de valor da energia se reunirem, trabalhar  em rede e formar parcerias com um enfoque na condução do investimento em todos os aspectos do sector energético de Angola.

"A Conferência vai  permitir, igualmente, a assinatura de acordos entre diversas instituições bem como, criar um ambiente propício para as empresas, reunir os principais líderes governamentais e executivos de negócios, dando oportunidades aos participantes de interagir e criar redes, incentivando o desenvolvimento de negócios de formas a capitalizar novas oportunidades de comércio e investimento”, disse.

Fonte: JA