Economia
11 Setembro de 2023 | 17h05

Cooperativas agropecuárias no Cuanza Sul reforçam conhecimentos sobre gestão financeira

Trinta gestores de cooperativas agropecuárias e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) da província do Cuanza Sul participam desde hoje, segunda-feira, na cidade do Sumbe, num seminário sobre gestão financeira, numa iniciativa do INAPEM.

Durante cinco dias, os participantes vão adquirir conhecimentos sobre gestão de stock e de recursos humanos, auditoria e finanças, noções básicas de cooperativas agropecuárias e seus desafios.

Ao intervir no acto de abertura, o chefe do departamento provincial do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Jorge Manuel, referiu que a acção formativa visa fortalecer a capacidade das instituições locais e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

"A formação consiste na actualização da rede do INAPEM e do IDA a nível da região. Pensamos que estamos no bom caminho, razão pela qual vamos continuar a capacitar as instituições”, salientou.

Por seu turno, o presidente da UNACA no Cuanza Sul, David Nunes, destacou a importância da formação na melhoria da gestão das cooperativas na região.

"A avaliação é positiva, porque esta formação vai contribuir no sucesso da actividade das cooperativas agrícolas, com impacto valioso no processo de financiamento”, acrescentou.

O INAPEM no Cuanza Sul controla 658 empresas certificadas, das quais 39 são cooperativas agrícolas.CIJ/MCN

Chefe do departamento provincial do INAPEM, Jorge Manuel © Fotografia por: Joaquim Tomás-ANGOP

Fonte: Angop