Economia
11 Setembro de 2023 | 15h34

TOBD constitui uma mais-valia para desenvolvimento do Bengo - governadora

A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, considerou hoje, em Caxito, o Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD) uma mais-valia para o desenvolvimento da província e do país.

Ao intervir na visita do Presidente da República, João Lourenço, ao TOBD, a governadora disse que a infra-estrutura vai contribuir significativamente para o desenvolvimento da indústria petrolífera do país.

Disse que o projecto vai permitir ainda o aumento da capacidade de armazenamento de derivados de petróleo, garantir a auto-suficiência dos mesmos em todo território nacional e poupar  recursos financeiros com a importação.

A governante agradeceu o engajamento pessoal do Presidente da República na busca de soluções que visam melhorar as condições de vida dos angolanos, e manifestou a sua satisfação à Sonangol por ter concebido tão  imponente projecto na província.

O TOBD dará uma nova imagem à localidade e o pólo industrial  vai proporcionar vários postos de trabalho para a juventude local que muito clama por uma oportunidade de emprego, disse.

Reiterou o contínuo apoio do Governo Provincial do Bengo ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a Sonangol e a Odebrecht na implementação do projecto que visa o bem-estar das populações.

TOBD é uma obra estruturante para o sector petrolífero nacional com relevância estratégica para o país, dado o seu papel no reforço da segurança energética nacional.   

O projecto foi relançado a 01 de Dezembro de 2021 e conta actualmente com 2.847 trabalhadores oriundos de todas as províncias do país.

O TOBD conta com uma mão-de-obra nacional de 96 por cento, 11 dos quais mulheres, 135 soldadores certificados e  115 licenciados. FS/CJ/IF 

Govenadora do Bengo, Maria Nelumba © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop