Sociedade
31 Agosto de 2023 | 15h18

Huíla regista incremento da empregabilidade no semestre

A oferta de trabalho na Huíla, mediada pelo Centro de Emprego do Lubango, subiu de 184 no primeiro semestre de 2022, para 260 no igual período deste ano, com uma procura total superior a 700 candidatos.

Em declarações à ANGOP, o director do centro Joaquim Amândio Tchissuale, referiu que 716 candidatos procuraram a intermediação do Centro no primeiro semestre, cujas idades varia dos 16 a 51 anos de idade, sendo que 273 foram mulheres.

Dos cidadãos que conseguiram ocupação, 178 são homens e 82 mulheres, com idades entre 26 a 45 anos, justificando-se a preferência pelo sexo masculino pelas especificidades das vagas oferecidas, na sua maioria técnicas.

Avançou que os empregos oferecidos foram sobretudo nas profissões de pedreiros, electricista, operador de máquinas, motorista, mecânico, canalizador, ferreiro, ladrilhador, cozinheiros, governantas e seguranças, sendo que das 260 ofertas, 120 pessoas já foram contratadas, as restantes ainda estão em período experimental.

A fonte afirmou que o feedback das empresas empregadoras é positivo porque, o mesmo é dado na hora, após as entrevistas, caso não corresponda com as expectativas do empregador, o centro selecciona outros para o processo e depois o retorno é por meio dos contratos que são ratificados pela instituição.

Segundo a fonte, o centro está com mais de 20 empresas parceiras que registam as suas vagas de trabalho e intervém como mediador entre empregadores e candidatos.

Para o responsável, é importante que candidatos apostem na formação profissional em diversas áreas do saber, com vista a alargar a possibilidade de conseguir um emprego, através dos centros de formação ligados ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

No Lubango o Centro tem recebido candidatos dos municípios de Quilengues, Cacula e Humpata, que são encaminhados às suas administrações para tratamento local, pois estas estão ser projectadas para servirem de extensão do Centro, já a partir de Novembro, com a finalidade de registarem os desempregados.

"Estamos a criar uma base de dados nacional, o portal "INEFOP 360” em que qualquer candidato que não conheça os serviços de emprego poderá fazer o registo e saber as ofertas, mesmo através das administrações poderá fazer a sua inscrição”, disse.

Explicou que o lançamento é nacional e vai abranger os oito centros pilotos a nível do país, nas províncias de Benguela, da Huíla, de Luanda, do Zaire e do Bengo, e posteriormente a expansão nas outras regiões de Angola.

O centro de emprego na Huíla existe desde Agosto de 1992 e na altura respondia para a região sul (Huíla, Namibe e Cunene). Em 2006 passou a Centro de Emprego do Lubango para atender só o município, porque as outras províncias já tinha uma representatividade. Para além do Lubango, a Matala também conta com um centro semelhante. EM/MS

Jovens no Centro de Emprego da Huíla © Fotografia por: Amélia Oliveira - ANGOP

Fonte: Angop