Economia
29 Agosto de 2023 | 16h22

Banco intermediário declara disponibilidade de subscrição

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) declarou, segunda-feira, a disponibilidade da subscrição das obrigações emitidas a 14 de Agosto último, numa etapa em que investidores privados ordenam, ao balcão, a adesão à operação em que a petrolífera contrata dívida no mercado nacional, a qual se estende até 12 de Setembro.

A subscrição é representada pela ordem do investidor, que podem ser pessoal singulares ou colectivas, a assentir ao empréstimos, junto dos intermediários da operação, além do BAI, o BFA e o Standard Bank Angola, no âmbito de uma relação de correspondência firmada com a sociedade de valores mobiliários ÁUREA.

Nessa conformidade, o BAI afirma que, com base no calendário da oferta, as Obrigações Sonangol 2023-2028 vão estar disponíveis para subscrição em todos os seus balcões, antes da admissão a negociação em bolsa.

A oferta de Obrigações Sonangol 2023-2028, o período de maturidade desses títulos, destina-se a pessoas singulares ou colectivas que sejam residentes ou tenham estabelecimento em Angola, com os investidores qualificados com residência fiscal fora do país a poderem transmitir ordens, desde que reúnam as condições necessárias para a liquidação das operações.

É requerida a titularidade de conta provida com saldo suficiente para cobertura da operação no BAI, incluindo o valor das comissões e impostos, em depósitos que ficam cativados até à data da liquidação, uma condição reclamada a seu favor pelos outros bancos intermediários da colocação.

O cliente pode cancelar ou proceder alterações da ordem de subscrição até às 15h00 do dia 7 de Setembro de 2023, limite a partir de quando não são admitidas reivindicações do género, adverte o BAI, com base podem ser alterada.

No dia 13 de Setembro de 2023 será feita a sessão de bolsa para apuramento dos resultados pela Bolsa de Valores e Dívida de Angola (Bodiva) e, no dia 14 de Setembro, a liquidação física e financeira da oferta.

Sessão especial e admissão

Na sexta-feira, a Bodiva anunciou ter aprovado os pedidos de realização de Sessão Especial em Bolsa e de admissão à negociação das Obrigações privadas da Sonangol, a 13 de Setembro, para apuramento dos resultados da oferta, num acto que termina com a divulgação dos resultados, no mesmo dia, no sítio web do mercado.

Após a liquidação física e financeira da oferta, realiza-se, no dia 15 de Setembro, a sessão "Ring the Bell” que marcará a admissão e livre transacção das obrigações privadas da Sonangol no Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas (MBOP).

A 14 de Agosto, a Sonangol lançou uma emissão de obrigações com a qual contrata dívida num montante de 75 mil milhões de kwanzas com maturidade de cinco anos (2023-2028), com a colocação de 7,0 milhões de acções ao preço unitário de dez mil kwanzas.

No documento, a petrolífera anuncia uma Oferta Pública de Subscrição de obrigações avaliada em 75 mil milhões de kwanzas. As obrigações terão o valor nominal de 10 mil kwanzas cada, a cinco anos, dando direito ao pagamento semestral de juros à taxa nominal anual bruta de 17,5 por cento, com o subscritor a poder resgatar a totalidade do capital no fim da maturidade.

Fonte: JA