Economia
29 Agosto de 2023 | 16h20

Preços do petróleo operam estáveis na praça de Londres

Os preços do petróleo permaneceram estáveis, segunda-feiara, pressionados por preocupações de que novos aumentos nas taxas de juros dos Estados Unidos afectem a procura, mas apoiados pelo potencial de uma interrupção na oferta devido a uma tempestade tropical na costa do Golfo do PAÍS DA América do Norte.

O Brent, de referência para as vendas angolanas, encerrou em queda de seis cêntimos de dólar, a 84,42 dólares por barril, depois de atingir uma alta de mais de 85 dólares no início do dia. O West Texas Intermediate, dos Estados Unidos, escalou para uma alta de 27 cêntimos ou 0,3 por cento, para 80,10 dólares.

Na sexta-feira, o petróleo registou uma segunda semana de perdas depois de o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, ter dito que o banco central norte-americano pode aumentar ainda mais as taxas de juro para conter a inflação persistente.

"Ainda há preocupações sobre a diminuição da procura, especialmente se observarmos outro aumento nas taxas de juros, o mercado está muito nervoso”, disse Dennis Kissler, vice-presidente sénior de Negociação da consultora BOK Financial.

O Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal, preferido da Fed na medição da inflação, é divulgado na quinta-feira e os dados sobre as folhas de pagamento não agrícolas são divulgados na sexta-feira.

A China reduziu para metade o imposto de selo sobre a negociação de acções, mas os mercados bolsistas chineses anularam a maior parte dos fortes ganhos iniciais devido a preocupações incómodas sobre uma economia em crise.

O foco do mercado de petróleo está nas "acções da China para apoiar a economia, na tempestade tropical Idalia rumo à Flórida e na possibilidade de o Brent recuperar o ímpeto acima dos 85 dólares”, disse Ole Hansen, chefe de Estratégia de Matérias-Primas do Saxo Bank


Fonte: JA