Economia
29 Agosto de 2023 | 16h15

Nigéria vai substituir dívida por investimento

A Nigéria procura encorajar investimentos em vez de depender de empréstimos para criar empregos, declarou o ministro das Finanças daquele país, Olawale Edun, segunda-feira, assinalando que o novo Governo tenta encontrar uma solução para o crescimento lento, inflação de dois dígitos e um elevado peso da dívida.

Olawale Edun, 62 anos, que também é ministro coordenador da Economia, falava aos jornalistas em Abuja depois de o Presidente nigerano, Bola Tinubu, ter orientado a primeira reunião com do Conselho de Ministros a seguir à tomada de posse do Governo, na semana passada.

"O Governo Federal não está em condições de contrair empréstimos neste momento”, disse Olawale Edun, acrescentando que a ênfase está na criação de um ambiente estável para atrair investimentos locais e estrangeiros.

A economia da Nigéria foi afectada por preços do petróleo baixos e pela pandemia da Covid-19, que desencadeou duas recessões sucessivas em 2016 e 2020. O país saiu dessa recessão, mas o crescimento ainda é frágil.

As perturbações enfraqueceram as finanças públicas da Nigéria e criaram grandes défices, deixando o Governo anterior dependente de empréstimos locais e estrangeiros para tapar défices orçamentais.

Bola Tinubu prometeu, na sua tomada de posse, em Maio, expandir a economia em pelo menos 6,00 por cento ao ano, levantar barreiras ao investimento e criar empregos, ao mesmo tempo que combater a insegurança galopante.

Fonte: JA