Economia
29 Agosto de 2023 | 13h16

Bodiva aprova entrada da Sonangol na bolsa

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) aprovou, sexta-feira, 25 de Agosto, a solicitação de realização de sessão especial em bolsa e a admissão à negociação das obrigações privadas da Sonangol, no montante mínimo de 75 mil milhões de kwanzas.

A referida sessão especial terá lugar no dia 13 de Setembro e destina-se ao apuramento, com base nos critérios de rastreio pré-definidos em prospecto, dos resultados da oferta e culminará com a divulgação dos resultados, no mesmo dia, no website da BODIVA, de acordo com uma nota publicada pela instuituição a que a ANGOP teve acesso

A BODIVA informa, igualmente, que após a liquidação física e financeira da oferta, realizar-se-á no dia 15 de Setembro, a sessão "Ring the Bell” que marcará a admissão, e uma transacção ao vivo das obrigações privadas da Sonangol no Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas "MBOP”.

Para a BODIVA, esta emissão obrigacionista representa um marco significativo no desenvolvimento do mercado de capitais angolano, na medida em que materializa a possibilidade de diversificação das fontes de financiamento de uma empresa nacional de referência, bem como disponibiliza ao mercado mais um produto financeiro para diversificação da carteira de investimento e viabiliza a actividade de assistência em oferta pública por parte dos intermediários financeiros.

De esclarecer, que o apuramento dos resultados e a admissão à negociação, sucedem a oferta pública de subscrição, que decorrerá de 28 de Agosto a 12 de Setembro, nos termos indicados no prospecto.

Emissão da dívida

A emissão da dívida obrigacionista de 75 mil milhões de kwanzas será ao preço unitário de 10 mil kwanzas, correspondente a 7.500.000 obrigações, à taxa de juros de 17,5% ao ano.

A oferta de Obrigações Sonangol 2023-2028 destina-se à pessoas singulares ou colectivas que sejam residentes ou tenham estabelecimento em Angola.

O Banco Fomento Angola (BFA), o Standard Bank e a Áurea - Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários são os intermediários responsáveis pela colocação das obrigações.

A  emissão enquadra-se na estratégia da empresa de diversificar as suas fontes de financiamento, permitindo alavancar as suas operações e investimentos estratégicos.

Fonte: Angop