Sociedade
28 Agosto de 2023 | 12h22

CFM retoma comboio de passageiros entre Moçâmedes e Bibala

O ministro dos Transportes, Ricardo D`Abreu, procedeu, hoje, nesta cidade, o lançamento do comboio misto entre os municípios de Moçâmedes/Bibala, depois de três anos paralisado.

Num percurso de 200 quilómetros a ser feito três vezes por semana,a cerimónia de lançamento do comboio partiu da Estação dos caminhos-de-ferro de Moçâmedes com destino ao município da Bibala,carregando mais de cinquenta passageiros.
O presidente do Conselho de Administração do CFM, António da Cruz, salientou este é um contributo que a empresa está a dar às populações com um preço módico de 500 kwanzas.
"No transporte rodoviário as nossas populações estão a pagar mais de mil e 500 kz.Nós estamos a pensar no nível social dos passageiros ao estabelecer preços razoáveis, depois de notamos muita carga e passageiros no município da Bibala que precisam viajar para Moçâmedes", comparou o responsável que espera uma maior adesão assim que aumentarem os serviços.
A locomotiva é composta por três vagões (três carruagens de passageiros), suportando mais de 70 lugares e um vagão para cargas, o que é considerado suficiente, nesta altura, que a circulação será feita às segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
" Este é o meio mais seguro em termos de transporte tanto para passageiros como mercadorias", considerou António da Cruz, garantindo a existência de meios para manutenção regular dos meios, no quadro da melhoria da prestação de serviços da companhia.
Por sua vez, a governadora do Namibe em exercício, Anica de Sousa, disse em declarações à ANGOP, que a retoma constitui uma mais-valia no quadro das trocas comerciais que vão ser fortificadas, além de permitir a transportação de passageiros com maior conforto.
Anica de Sousa disse ainda que, no município da Bibala há muita produção agrícola, como cereais, hortícolas frutas  que precisam de escoamento para a sua comercialização, e " o comboio veio mesmo para facilitar este processo que em certa medida vai diminuir os custos financeiros em termos de transportação”.
Salientou ainda que o comboio vai ajudar na transportação de mais de mil alunos que frequentam os dois institutos médios na localidade do Saco-Mar (sete quilómetros de distância da sede de Moçâmedes).
Para que o comboio possa continuar a fazer este trajecto com normalidade, a governadora apelou aos munícipes maior vigilância, denunciando todos aqueles que pretendem praticar actos de vandalismos, com a destruição das peças metálicas da via ferroviária que pode perigar a vida de milhares de pessoas.

Fonte: Angop