Economia
27 Agosto de 2023 | 06h51

PGF trava contrabando de mais de 20 mil litros de combustível

Vinte e quatro mil 170 litros de combustível contrabandeados foram apreendidos nas fronteiras dos municípios do Luau, Bundas e Alto Zambeze com as repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia, entre Agosto de 2022 a presente data.

Vinte e quatro mil 170 litros de combustível contrabandeados foram apreendidos nas fronteiras dos municípios do Luau, Bundas e Alto Zambeze com as repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia, entre Agosto de 2022 a presente data.

A informação foi prestada este sábado pelo comandante pelo comandante da Unidade da Policia de Guarda Fronteira (PGF), subcomissário Agostinho Muazunga, durante o acto comemorativo do 45º aniversário desse órgão da Polícia Nacional.

Informou que 18 mil 690 são de gasolina, cinco mil 190 de gasóleo e 290 de petróleo. 

Afirmou que a Polícia de Guarda Fronteira recuperou, igualmente, 42 caixas de bebidas alcoólicas, 28 cabeças de gado bovino, entre outros meios, em 19 mil 440 actividades decorridas.

Agostinho Muazunga disse terem sido instaurados diversos processos-crime remetidos ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), para o devido tratamento.  

Por seu turno, o segundo comandante da Polícia Nacional no Moxico, subcomissário Celestino Kapenda, reiterou mais engajamento e afinco à PGF, no cumprimento do trabalho de vigilância e proteção das fronteiras.

Criada a 26 de Agosto de 1978, ao abrigo de uma Lei do então Conselho de Revolução, a PGFA tem como objectivo principal salvaguardar as fronteiras do território nacional, destacando-se no impedimento de entradas e saídas ilegais.

Pelas missões que cumpre, a PGFA é igualmente considerada um órgão importante no combate às práticas ilegais e outras actividades delituosas que afectam a integridade territorial da República de Angola.

No país, a PGFA controla 5.188 km de fronteira terrestre, sendo: 201 km com a República do Congo (Brazzaville), 2.511 km com a República Democrática do Congo, 1.100 km com a República da Zâmbia e 1.376 km com a República da Namíbia.

Já no Moxico, a maior província de Angola, partilha uma fronteira de 330 quilómetros com a República Democrática do Congo (RDC) e 747 com a Zâmbia, através das localidades do Luau, Caianda, Jimbi, Luhuza, Caripande Mussuma, Mitete e Malundi.