Sociedade
24 Agosto de 2023 | 14h29

Angola alberga conferência regional sobre alterações climáticas

Angola acolhe, no dia 31 deste mês, a Conferência Regional sobre as Alterações Climáticas da Organização Panafricana das Mulheres (OPM), numa iniciativa do Secretariado regional para a África Austral.

Anunciada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, pela secretária da organização para África Austral, Luzia Inglês, o evento terá como tema "A resiliência da mulher africana: O contributo ao sector da agricultura para a adaptação às alterações climaticas".

Referiu que a realização do encontro está inserido nas celebrações do Dia da Mulher Africana, assinalado a 31 de Julho, que homenageia as mulheres do continente e reconhece os antepassados de África que corajosamente lutaram pela libertação e desenvolvimento do continente.

Explicou que tem como objectivos, a promoção de uma discussão sobre as oportunidades de negócio na agricultura, no plano de recuperação verde da União Africana, a nível da região Austral, como rota para enfrentar as alterações climáticas, bem como uma medida resiliente que representa a implementação exitosa das prioridades do empoderamento das mulheres no sector agrícola.

A apresentação das cinco prioridades do Plano de Acção de Recuperação de Verde, por forma que África possa adoptá-las em prol do seu crescimento, educar os participantes acerca dos princípios e estratégias do plano, incluindo os seus propósitos e componentes chaves, são outros objectivos da reunião.

Visa ainda capacitar as mulheres na gestão dos recursos naturais quanto a habilidade de criação resiliente a choque e crises, com vista a melhorar a sua gestão para conservação e desenvolvimento económico.

Avançou que a conferência terá como participantes além de Angola, representantes da África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Essuatíni, Tanzânia e Zimbabwe.

A OPM foi criada com o objectivo de discutir o papel da mulher na reconstrução de África, no combate à propagação da Sida e do analfabetismo, bem como na promoção da paz e da democracia. SJ/ART

Vista parcial da cidade de Luanda © Fotografia por: Francisco Miúdo-ANGOP

Fonte: Angop