Sociedade
21 Agosto de 2023 | 10h55

Novo bispo da Diocese do Sumbe apela à promoção do amor ao próximo e à solidariedade

O novo Bispo da Diocese do Sumbe, Dom Firmino David, nomeado pelo Sumo Pontífice a 4 de Maio deste ano, tomou posse, domingo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, “Sé Catedral” do Sumbe, em acto presidido pelo então administrador apostólico e actual Arcebispo da Arquidiocese de Malanje, Dom Luzízila Kiala.

A missa de posse foi testemunhada pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, representantes da Nunciatura Apostólica em Angola, Bispos das distintas dioceses do país, membros do Governo, entidades eclesiásticas, representantes de partidos políticos, membros da sociedade civil, fiéis católicos e a população em geral.

No acto, Dom Luzízila Kiala considerou a cerimónia muito importante, pelo facto de constituir um momento marcante para os fiéis católicos, agora com um pastor disposto a elevar a evangelização.

Durante a cerimónia, o Arcebispo da Arquidiocese de Malanje destacou o papel desempenhado por Dom Zacarias Kamwenho e Dom Benedito Roberto, este último de feliz memória, assim como de Dom Luzízila Kiala, cuja missão esteve assente na criação de mais paróquias e missões no Cuanza-Sul. "Estes Bispos empenharam-se no fortalecimento da Igreja, por meio do amor ao próximo, da caridade e união. O novo Bispo encontra uma diocese madura e com fiéis comprometidos com o Evangelho de Cristo”, disse.

Desde 2013, enfatizou, o Cuanza-Sul tem 19 paróquias e missões, 37 sacerdotes, 14 comunidades religiosas e dois seminários diocesanos. Actualmente, adiantou, existem 64 sacerdotes seculares, oito religiosos sacerdotes e um diácono, enquanto na vertente da formação, a Diocese do Sumbe conta com quatro institutos religiosos masculinos e 16 femininos.

A Igreja Católica no Cuanza-Sul, realçou, tem crescido bastante, o que lhe confere maior acutilância. O administrador apostólico manifestou ainda agradecimentos pela colaboração mantida com as famílias cristãs, assim como com as autoridades governamentais, policiais e a sociedade civil.

Preparar o homem

Depois de empossado, o novo Bispo da Diocese do Sumbe, Dom Firmino David, considerou o acto um momento marcante na sua trajectória de vida cristã, especialmente numa altura em que os desafios são maiores, nos mais variados domínios. O prelado católico reafirmou a premissa de levar o Evangelho ao grande povo de Deus, através do amor, como forma de preparar o homem do século XXI.

Para o Bispo, um bom pastor deve assumir uma postura que edifique a sociedade, sobretudo a comunidade cristã. Aos cristãos exortou no sentido de estarem firmes no Evangelho, tendo como guia Jesus Cristo. "Os cristãos devem primar por uma conduta irrepreensível nas comunidades em que se encontrem, para dignificar a Igreja, as famílias e a sociedade”.

O governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha, reafirmou, na ocasião, o apoio do Governo local à Igreja Católica. "Reconhecemos o papel que a Igreja joga na moralização da sociedade e ainda na resolução de alguns problemas sociais, com realce para os de Saúde, Educação e apoio às comunidades”, destacou.