Sociedade
21 Agosto de 2023 | 10h49

Angola apela para uma actuação unida de África face à crise climática

A secretária de Estado do Ambiente para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Coellho, exortou, em Adis Abeba (Etiópia), para a uma actuação unida de África face à crise planetária de mudança climática, perda de biodiversidade e poluição (incluindo produtos químicos, resíduos e plásticos).

A responsável angolana, que falava na 19ª Sessão Ordinária da Conferência Ministerial Africana sobre o Meio Ambiente (AMCEN), que decorreu de 14 a 18 deste mês, na capital etíope, disse ser tempo de África definir uma agenda decisiva para lidar com a boa gestão de produtos químicos e resíduos.

Acrescentou que urge o fortalecimento da implementação dos acordos ambientais internacionais.

Paula Coelho afirmou que a 5ª Conferência Internacional sobre Gestão de Produtos Químicos, a realizar-se em Setembro próxmo, em Bona, Alemanha, constitui uma oportunidade para a África levantar a sua voz, mobilizando a participação de todos os sectores interessados, não só do ambiente, mas da saúde, agricultura e comércio.

Conforme Paula Coelho, as organizações da sociedade civil e do sector privado devem ser, igualmente, mobilizadas para participar no magno evento.

Na conferência de Adis Abeba, que precede a Cimeira Africana do Clima, a decorrer na capital queniana, Nairobi, de 04 a 06 de Setembro, Angola presidiu os Diálogos de Alto Nível, cuja temátima versou sobre finanças climáticas, minerais críticos e protecção do ambiente e vida Humana, com foco no impacto da poluíção plástica.

Segundo uma nota de imprensa da representação diplomática angolana em Adis Abeba, a que a ANGOP teve acesso este domingo, no seguimento da reunião ministerial, Angola participou, também, no Fórum Económico sobre a Investigação Científica para as Altecações Climáticas e na reuniões de concertação entre a Comissão do Clima do Fundo Azul para a Bacia do Congo e sobre poluição do ar.