Sociedade
19 Agosto de 2023 | 15h14

Lula da Silva reafirma apoio ao desenvolvimento de Angola

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou, quinta-feira, em Brasília, a disponibilidade de continuar a contribuir para o desenvolvimento de Angola.

Falando na cerimónia de entrega das cartas credenciais do novo embaixador de Angola no Brasil, Manuel Eduardo Bravo, Lula da Silva apontou a necessidade de se alavancar a parceria e acelerar a implementação de projectos de interesse comum.

De acordo com uma nota de imprensa da representação diplomática angolana a que a ANGOP teve acesso, Lula da Silva manifestou a sua satisfação pelo facto de visitar Angola nos próximos dias, oportunidade que, como frisou, vai servir para reiniciar uma nova era entre ambos países e vencer a "letargia” de um passado recente.

Por seu turno, o diplomata, depois de enaltecer as seculares relações entre os dois povos irmãos, classificou a visita de Estado do Presidente Lula da Silva a Angola como um marco histórico no aprofundamento da Cooperação Bilateral.

O Chefe da Missão Diplomática da República de Angola no Brasil é, igualmente, embaixador não residente na Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países onde, nos próximos tempos, deverá também apresentar Cartas Credenciais.

A cooperação entre Angola e o Brasil começou a desenhar-se no dia 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

No âmbito desse acordo, Angola e o Brasil desenvolveram a sua cooperação nas áreas da saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura.

Dados disponíveis dão conta que, em 2022, o comércio bilateral orçou em 700 milhões de dólares norte-americanos. 

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada em 11 de Novembro de 1975, pelo então Presidente António Agostinho Neto.