Política
18 Agosto de 2023 | 16h21

OMA promove empreendedorismo e defende empoderamento da mulher

A Organização da Mulher Angolana (OMA) entregou, quinta-feira, material para o fabrico caseiro de sabão a uma associação da agremiação, do município da Quiçama, visando o fomento do empreendedorismo e empoderamento das mulheres.

A associação, composta por 20 membros, já produz um total de 100 barras de sabão por dia, que tem ajudado na mitigação das necessidades básicas das famílias, segundo a Angop.

A entrega dos meios, entre os quais banheiras, baldes e detergentes, coube à secretária-geral da OMA, Joana Tomás.

Segundo a coordenadora da associação, Julieta Caoji, estão a produzir o sabão apenas na sede municipal, Quiçama, por falta de condições para acederem aos demais bairros, pelo que solicitam a melhoria das estradas.

À margem do acto, a secretária-geral da OMA fez a entrega de bens alimentares, como arroz, massa alimentar, óleo vegetal, sal, fuba, entre outros bens de primeira necessidade, às militantes da organização e habitantes da localidade.

Joana Tomás constatou, por outro lado, o estado e as condições de um jango de alfabetização, na comunidade do Coxe, onde doou material didáctico para incentivar a aprendizagem.

"Vamos trabalhar mais no sentido de reduzirmos ao máximo o número de mulheres analfabetas na Quiçama”, disse a secretária-geral da OMA.

Na ocasião, apelou para a necessidade do reforço das competências familiares, combate ao alcoolismo, violência doméstica e prostituição juvenil.

A esse respeito, a secretária municipal da OMA na Quiçama, Delfina Gouveia, fez saber que 325 mulheres já beneficiaram de alfabetização na localidade.

A visita ao município da Quiçama visou a preparação da realização das assembleias de balanço e renovação de mandatos nas estruturas de base da organização.

Apoio a João Lourenço

A Organização da Mulher Angolana (OMA) reafirmou, ontem, no município da Quiçama, o seu apoio incondicional à liderança do Presidente da República e do MPLA, João Lourenço.

"Camarada Presidente, as mulheres estão contigo, continue a trabalhar para melhorar as condições sociais do povo angolano”, declarou a secretária-geral da OMA, Joana Tomás.

Razão pela qual, acrescentou, as assembleias de balanço e renovação de mandatos decorrem sob o lema "Mulheres unidas em torno do seu líder”.

Seguidamente, apelou à população a desvincular-se de calúnias e de actos que possam lesar a sã convivência social e política.

A secretária-geral proferiu estas palavras na vila da Muxima, à margem do arranque do projecto de fabrico caseiro de sabão, da constatação de um jango de alfabetização e de um encontro com as militantes da organização.

Durante o encontro com as militantes, Joana Tomás chamou a atenção para a necessidade da redução do consumo de bebidas alcoólicas, reprovou a prática da prostituição juvenil e a violência doméstica, assim como aconselhou a trabalharem com dedicação, visando manter a estabilidade económica no lar.

A dirigente apelou à vigilância e à fiscalização dos preços dos produtos da cesta básica, depois que for implementada a redução do IVA de 14 para 7 por cento.

Fonte: JA