Cultura
17 Agosto de 2023 | 13h50

Expo – Ribas 2023 marca celebrações do 114º aniversário de Óscar Ribas

A Casa Museu Óscar Ribas realizou, esta quinta-feira, em Luanda, a segunda edição da “Expo-Ribas2023”, com a exposição de artes plásticas, artesanato, feira do livro e teatro, no âmbito de mais um aniversário do seu patrono, o escritor angolano Óscar Ribas.

Sob o lema "Turismo de Memórias", esta edição da Expo surge no quadro das comemorações do 114º aniversário natalício do escritor, etnólogo e ensaísta angolano.

A exposição tem como objectivo, essencial, homenagear uma das maiores fontes orais de Angola, bem como a disposição para a apreciação do público de um conjunto de informações e curiosidades sobre a vida, obra e legado do artista por meio de visitas guiadas ao seu acervo museológico da Casa Museu Óscar Ribas.

O programa contemplou ainda uma feira do livro e de artesanato, debates radiofónicos, rodas de conversa com académicos, familiares e escritores, concerto musical, danças patrimoniais e uma visita guiada pelo museu, entre outros atractivos culturais

Em entrevista à imprensa, o director-geral da casa Museu Óscar Ribas, Sidónio Domingos, descreveu a exposição como um projecto chave da Casa Museu, para criar dinâmica e atrair o público ao espaço.

Reafirmou que a pessoa faz parte da memória colectiva, por essa razão, a Casa Museu é uma forma de lembrar Óscar Ribas, Universidade e escolas com o mesmo, entre outros espaços que servem de memória.

Sobre a Casa Museu, disse possuir uma biblioteca com um acervo multidisciplinar, uma pequena galeria para a promoção de artes plásticas, espaço para recitação de poesia e lançamento de obras.

Além disso, informou existir um convénio com o viveiro de Xadrez de Angola, parceria que permite a obtenção de aulas de xadrez para as crianças, criação de projecto musical e outras actividades

Óscar Ribas

Escritor, poeta, jornalista e ensaísta angolano, Óscar Ribas nasceu no dia 17 de Agosto de 1909, na cidade de Luanda, e faleceu a 19 de Junho de 2004, em Cascais, Portugal.

Considerado um dos "fundadores” da ficção literária em Angola, o etnólogo deixou um valioso legado literário, tendo recuperado muitos temas da tradição oral, religião tradicional e filosofia dos povos de Luanda.