Cultura
07 Agosto de 2023 | 17h14

Mincultur prêve formar Orquestra Nacional

O Ministério da Cultura e Turismo trabalha para a formação da Orquestra Nacional, que sirva como bandeira cultural em alguns espetáculos, anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, o titular da pasta, Filipe Zau.

Segundo o governante, que falava à imprensa depois de um encontro com quatro estudantes da Orquestra Sinfónica Kaposoka formados na Rússia, o país está com necessidade de ter uma Orquestra Nacional que sirva como bandeira cultural de alguns espectáculos a serem realizados.

De acordo com Filipe Zau, hoje finalmente estão a chegar ao país pessoas com formação necessária para cumprir este desiderato.

"Hoje, para termos uma orquestra, temos que ter pessoas que tenham formação musical a sério, não apenas aqueles que tocam de ouvido, mais aqueles que conseguem ler uma pauta, interpretá-la e desenvolver a sua actividade em vários estilos musicais, alguns de carácter universal e outros de carácter popular”, disse.

Para o ministro, o grande embrião para a criação da Orquestra Nacional está na Orquestra Sinfónica Kaposoka, que foi se desenvolvendo com repertório de carácter universal clássico e um outro mais popular e com isto se pode ter ai uma boa matriz daquilo que se deseja para o futuro.

Segundo o ministro, os espectáculos da futura Orquestra Nacional terão lugar nas instalações da antiga Assembleia Nacional (que será reabitada brevemente).

Por seu turno, o director da Orquestra Sinfónica Kaposoka, Pedro Fançony, disse que actualmente existem na Rússia 43 estudantes bolseiros saídos do seu grupo.

Pedro Fançony manifestou, pelo facto, um sentimento de gratidão a Deus e ao Governo angolano que depois de conhecer o projecto sempre apoiou.

Fundada em 2008, a Orquestra Sinfónica Kaposoka é constituída maioritariamente por crianças, adolescentes e jovens de famílias desfavorecidas.

O projecto, que conta actualmente com pelo menos 600 estudantes, tem escolas na Samba, Zango III, Catete (Luanda) e Sumbe (Cuanza Sul). KAM.MAG.

Minstro recebe jovens formados em música na Rússia © Fotografia por: Gaspar dos Santos-ANGOP

Fonte: Angop