Cultura
03 Agosto de 2023 | 14h30

Luanda acolhe 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada

A cidade de Luanda vai acolher de 4 a 19 deste mês, a 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação (Luanda Cartoon) que decorrerá, no espaço cultural Camões e Belas Shopping.

Para o efeito, a Fundação BAI e o Estúdio Olindomar, entidade organizadora do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação Luanda Cartoon, que vai na sua 19º edição, assinaram, esta quinta-feira, o memorando de entendimento para o desenvolvimento sustentável do Cartoon em Angola.

Segundo uma nota enviada à ANGOP, a ratificação do acordo entre as duas instituições, bem como a disponibilidade do pacote financeiro para o apoio ao Festival, enquadra-se no pilar da Cultura da Fundação BAI, cuja finalidade é o trabalho para o desenvolvimento e sustentabilidade das artes e cultura angolana.

Luanda Cartoon é o evento que reúne anualmente bandas desenhistas, cartoonistas, ilustradores e animadores, profissionais amadores e fãs. O sucesso do Luanda Cartoon reflecte-se na considerável adesão do público e no reconhecimento da respectiva marca.

O projecto surgiu de uma iniciativa de artistas que realizaram nos finais da década 90 algumas exposições de Banda Desenhada nas galerias de Luanda.

Este movimento foi atraindo mais praticantes e a necessidade de partilhar esta forma de arte com o mundo levou a uma maior organização e dinamização de mais exposições.

Fonte: Angop