Política
03 Agosto de 2023 | 10h14

Argélia quer reforço da parceria económica com Angola

O embaixador da Argélia, Abdelhakim Mihoubi, manifestou, esta quarta-feira, em Luanda, a necessidade do reforço da parceria económica com Angola no sector petrolífero e na formação de quadros.

Ao falar à imprensa, no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o diplomata disse que, apesar de existir uma relação comercial entre os dois países, é preciso relançar a cooperação económica bilateral.

Fez saber que o seu país está igualmente disponível para formar quadros angolanos no ramo de hidrocarbonetos (petróleos), no quadro da parceria entre a Sonangol e a Sonatrach.

A Sonatrach é a maior companhia argelina e o 11º maior consórcio petrolífero do mundo. 

O diplomata enfatizou, por outro lado, que as relações inter-parlamentares entre os dois países são boas e augurou a criação, nos próximos tempos, de grupos de amizade inter-parlamentares entre os dois países.

Visita de Carolina Cerqueira à Argélia 

O embaixador disse que o encontro serviu, igualmente, para aflorar sobre o projecto de visita da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, à República da Argélia, agendada para Novembro.

A representação diplomática argelina em Angola está a preparar uma exposição fotográfica de nacionalistas angolanos que participaram na luta de libertação nacional, entre os quais a do fundador da Nação angolana, Agostinho Neto, com apoio da Argélia.

Segundo o diplomata argelino, a exposição fotográfica é a prova das fortes relações e históricas entre os dois países.

As relações de amizade tiveram início antes da independência de Angola, quando este país árabe prestava apoio diplomático, material e militar na sua luta pela independência. 

No período pós-independência o apoio da Argélia foi notório para a formação dos primeiros quadros angolanos, em particular do sector dos petróleos.

Angola e Nigéria aprofundam relações 

Ainda esta quarta-feira, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dialogou com a embaixadora da Nigéria acreditada no país, Monique Oshame Ekpong's, com quem passou em revista o aprofundamento das relações bilaterais e Interparlamentares.

A ocasião serviu também para a líder do parlamento angolano formalizar o convite ao homólogo nigeriano para participar  na 147ª Assembleia Geral da União Interparlanentar (UIP) que Angola vai acolher em Outubro deste ano.

A diplomata nigeriana ressaltou, na ocasião, os esforços que têm sido empreendidos por Carolina Cerqueira na dignificação da mulher ao nível parlamentar e na sociedade.

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975.

Os dois países mantêm boas relações de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança.

Carolina Cerqueira dialoga com diplomata saharaui

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu igualmente, em audiência, o embaixador da República Árabe Saharaui Democrática acreditado em Angola, Hamdi El Jalil Aall.

O diplomata disse que o encontro teve como objectivo o aprofundamento das relações entre os dois países amigos.

Agradeceu a solidariedade que o seu país sempre recebeu da República de Angola e de outros Estados para com a causa saharaui.

A República Árabe Saharaui é um território da África Setentrional, limitado a Norte por Marrocos, a Leste pela Argélia, a Leste e Sul pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias.

O país reivindica a soberania do território ocupado pelo Reino de Marrocos há mais de 40 anos, logo após a retirada da Espanha.