Sociedade
27 Julho de 2023 | 17h15

INAMET conta com rede de controlo sísmico

Uma rede Sísmica composta por cinco estações, distribuídas pelas províncias do Bengo, Cuanza Sul, Lunda Norte, Moxico e Huíla foi instalada recentemente, no âmbito do Projecto de Modernização do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).

Segundo uma nota de imprensa divulgada esta quinta-feira, os sensores de última geração dessas estações ajudam a transmitir em tempo real para o servidor central do INAMET informações de movimentação da costa terrestre (placas tectónicas).

Os equipamentos possibilitam o monitoramento sísmico instigando a preservação de vida e o apoio aos diferentes sectores socioeconómicos, em especial ao de construção civil. 

Neste quadro, a nova rede do INAMET registou recentemente um abalo sísmico de classe leve, com magnitude de aproximadamente 3.1 MW (na escala de Ritcher) ocorrido no dia 14 deste mês pelas 00:41 horas (horário local), cujo o epicentro se localizou no município da Gabela, província do Cuanza Sul. 

Por ser um sismo de baixa magnitude não foram identificadas vítimas ou danos materiais na região.

Graças a nova tecnologia, também observou-se a ocorrência de um abalo sísmico intenso, com magnitude de 6.7 MW (na escala de Ritcher) com uma profundidade de 190 km, cujo epicentro se localizou em Neuquen, Argentina.

O evento foi registrado pelo INAMET às 03:05 horas (horário local) e de acordo com os relatos da imprensa Argentina não foram identificadas vítimas ou danos materiais graves na região de Neuquem. ART

Edifício do INAMET © Fotografia por: Gaspar dos Santos-ANGOP

Fonte: Angop