Sociedade
27 Julho de 2023 | 16h55

Cidadã morre vítima de explosão de engenho não identificado

Uma cidadã de 45 anos idade morreu na noite desta quarta-feira, no Cuito, província do Bié, em consequência da explosão de um engenho não identificado.

O infortúnio aconteceu no bairro militar, zona B, periferia da cidade do Cuito, por volta das 19 horas.

Em declarações hoje, à ANGOP, Elisa Wandy, vizinha, contou que o incidente aconteceu quando a vítima, que vivia com dois filhos, resolveu deitar um saco (onde se suspeita que continha o objecto) na latrina.

"Quando ela atirou o saco aconteceu logo a explosão”, explicou.

A cidadã, que tinha um bebé às costas, morreu no local.

A criança encontra-se a receber cuidados médicos no Hospital Walter Stranguay, tendo sofrido amputações dos dedos dos pés.

Este é o primeiro caso que acontece no referido bairro.

Em 2022, registou-se cinco acidentes de minas, que resultaram em seis mortes e igual número de feridos, período em que o Instituto Nacional de Desminagem (INAD) no Bié destruiu 103 engenhos explosivos e quatro mil 527 munições de pequenos calibres.

O material foi recolhido em vários campos minados.

Dos engenhos consta dez minas anti-pessoais e tanques, 59 abuses de morteiros diversos, 14 granadas de mão e espingarda, um projéctil de 120 milímetros entre outros.

Foi clarificada ainda uma área de dois milhões 879 mil metros quadrados.

Com 70 mil e 314 quilómetros quadrados, o Bié possui perto de 101 campos suspeitos de estarem ainda minados.

Estão envolvidos nesse processo o Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Forças Armadas Angolanas (Brigada C da IVª Divisão), 2ª, 4ª e 6ª Brigadas de Desminagem da Casa de Segurança do Presidente da República e a Organizações Não Governamental Britânica, "The HALO Trust.LB/PLB

© Fotografia por: Ilustração

Fonte: Angop