Saúde
24 Julho de 2023 | 10h00

Olhar que mata. Este é um dos primeiros sinais de cancro do fígado

O cancro do fígado, um dos tumores do sistema digestivo, manifesta-se, habitualmente, de forma mais tardia. Todavia, há sinais de alerta a que deve prestar atenção para antecipar o diagnóstico e aumentar as hipóteses de cura. Um deles vê-se nos olhos, afirma Romesh Angunawela, cirurgião oftalmológico e cofundador da OCL Vision, ao Daily Express.

"À medida que a doença progride, o fígado pode começar a falhar, o que conduz à icterícia", coloração amarelada das escleróticas, isto é, da superfície branca do olho, e da pele. "A parte branca do olho pode começar a ter uma tonalidade amarela e isto aumenta com níveis mais elevados de icterícia", alerta.

Este sinal de alerta foi destacado num relatório  publicado na revista The Eurasian Journal of Medicine, que analisa uma mulher com cancro do fígado. A equipa de investigação explica que a icterícia está presente em cerca de 19 a 40% dos casos.

Segundo Angunawela, surge quando o fígado começa a falhar e a acumular bílis. "A principal função do fígado é filtrar todo o sangue do corpo e decompor substâncias como o álcool, as drogas e os resíduos metabólicos. O fígado também produz bílis, um líquido que ajuda a digerir as gorduras e a eliminar os resíduos. A acumulação de bílis num fígado em insuficiência aumenta os níveis de bilirrubina no sangue e nos tecidos, provocando icterícia", resume.

Assim que identificar este sinal de alerta, deve "consultar o seu médico de família", recomenda o especialista.