Cultura
23 Julho de 2023 | 22h58

Rainha Nhakatolo sepultada na Tchissamba

Os restos mortais da rainha Nhakatolo Tchilombo foram, na tarde deste sábado, a enterrar no cemitério de Tchissamba, na vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, na província do Moxico.

A rainha faleceu há uma semana, em Luanda, e a cerimónia fúnebre ficou marcada por "fortes" rituais tradicionais da cultura Luvale.

A soberana foi sepultada no cemitério de Tchissamba, onde foram enterrados os seus ancestrais, nomeadamente, o pai, o príncipe Tchinhama, e a avó, a rainha Nhakatolo Tchissengo, sua antecessora.

O cortejo fúnebre, carregado de emoção, foi antecedido de momentos de leitura de várias mensagens de instituições do Estado e de outras entidades, que destacaram o legado da rainha na preservação dos valores culturais.

Durante a cerimónia, decorrida na sua Embala, o Ministério da Cultura e Turismo (MINCULTUR) reconheceu o empenho e a luta da soberana na preservação dos valores morais e culturais, de forma particular, do povo Luvale.

Por seu lado, o Governo Provincial do Moxico realçou as qualidades culturais, políticas e sociais da soberana dos Luvale, durante um reinado de 19 anos  (2004-2023). 

O rei do Bailundo, Isaac Francisco Lucas Somaquesenje "Tchongolola Tchongonga”, que assistiu ao funeral, descreveu a rainha como um exemplo de defesa e preservação dos pilares da cultura.

A rainha Nhakatolo Tchilombo, falecido aos 86 anos, vítima de doença, nasceu na comuna de Cavungo, município do Alto Zambeze, tendo deixado um filho e 52 bisnetos.

Chegou ao trono aos 67 anos, sucedendo à avó, Nhakatolo Tchissengo, que liderou o reino durante 35 anos, após ter sido coroada a 27 de Fevereiro de 1957, aos 79 anos, em substituição da mãe, Nhakatolo Kutemba.

Fonte: Angop