Sociedade
17 Julho de 2023 | 17h12

Governo garante condições para peregrinação à Muxima

O Governo de Luanda garantiu, esta segunda-feira, estarem criadas as condições de apoio à peregrinação ao santuário da Muxima, no município de Quiçama, que acontece de 1 a 3 de Setembro deste ano.

Após uma audiência concedida ao bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, o governador de Luanda, Manuel Homem, disse, em declarações à imprensa, que foram identificados os pontos focais do Governo e da Igreja para garantir o acompanhamento das acções necessárias para dar resposta a altura do evento de âmbito nacional.

Reconheceu que existem  questões  do ponto de vista do asseguramento, serviços de saúde, som e dos transportes, que devem ser articulados por ambas as partes.

Manuel Homem fez saber ainda que a audiência serviu igualmente para fazer um balanço daquilo  que o Governo tem desenvolvido nos últimos anos em prol da peregrinação à Muxima.

Por seu turno,  Dom Emílio Sumbelelo revelou que o encontro serviu para tratar do asseguramento do pessoal, transporte e outras variantes importantes.

Segundo o prelado,  por ser um evento de carácter nacional, há sempre cuidados e serviços a ter em conta, "porque é uma máquina que tem de ser posta em funcionamento e, como é habitual,  contar com os préstimos do Governo Provincial  é fundamental”.

A romaria ao Santuário da Muxima,  onde  cerca de dois milhões de fiéis nacionais e estrangeiros são esperados,  é a maior festa católica realizada em Angola e remonta ao ano de 1883. O local está situado nas margens do rio Kwanza, na vila da Muxima, sede do município da Quiçama.

O Santuário da Muxima está localizado a cerca de 130 quilómetros da cidade de Luanda. ML/ART

Celebração eucarística, na perigrinação à Muxima © Fotografia por: Bráulio Pedro (Angop)

Fonte: Angop