Saúde
06 Julho de 2023 | 15h38

Famílias chamadas aderirem às cirurgias ortopédicas gratuitas

O director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida, apelou, esta quinta-feira, em Saurimo, as famílias com crianças que apresentam problemas ortopédicos (pé boto), a procurarem a instituição para serem cadastradas, no quadro da campanha de cirurgia gratuita no Hospital David Bernardino, em Luanda.

O "pé boto" é uma malformação congénita do pé que necessita de um tratamento ortopédico adequado.

A campanha enquadra-se no âmbito de uma iniciativa da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), liderada pela Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

Em declarações à ANGOP, o responsável fez saber que desde Junho passado que o programa de cadastramento teve início, a presente data, o gabinete cadastrou apenas uma criança, número que considera irrisório.

Fez saber que a campanha vai abranger crianças dos dois meses de vida, até aos 17 anos de idade, daí a razão das famílias aproveitarem a oportunidade, uma vez que as cirurgias são gratuitas e com custos de transporte garantido.

Viegas de Almeida disse que têm estado a apelar às famílias, no sentido de procurarem o Gabinete para serem cadastradas, uma vez que na próxima semana prevê-se mandar a única criança inscrita à Luanda.

Garantiu que vai intensificar os apelos nas comunidades, para haver maior aderência das famílias. MG/JW/VIC

Director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida © Fotografia por: Mariana Guiné (Angop)

Fonte: Angop