Saúde
15 Junho de 2023 | 09h24

Dia Mundial do Cancro do Rim. Tudo o que deve saber, segundo um médico

"A evolução tecnológica e científica tem permitido diagnosticar cada vez mais cedo e tratar com cada vez maior sucesso os doentes com cancro do rim." Quem o diz é Paulo Vale, coordenador de urologia do Hospital CUF Descobertas - CUF Oncologia, que assina este artigo de opinião.

A evolução tecnológica e científica tem permitido diagnosticar cada vez mais cedo e tratar com cada vez maior sucesso os doentes com cancro do rim.

Qual é a função do rim?

Os rins são dois órgãos em forma de feijão, na parte de trás do abdómen que filtram o sangue e produzem urina. São importantes também para vários processos no organismo, incluindo a regulação da pressão arterial, a produção de células do sangue e manter os ossos saudáveis.

Qual a incidência de cancro neste órgão?

Quando crescem células malignas (um tumor) nos rins estamos perante um caso de cancro, pode estar limitado ao rim ou mais avançado para fora do Rim e metastizado.  O cancro do rim representa 2% dos tumores diagnosticados em todo o mundo e sua incidência aumentou nos últimos 20 anos na Europa, mas as melhorias de sobrevida também aumentaram. Por causa do uso mais frequente e da melhoria nas qualidades técnicas da ecografia e TAC, a maioria dos casos são detectados numa fase mais precoce.


Fonte: NM