Saúde
12 Junho de 2023 | 09h48

Estudo sugere que insónias aumentam risco de AVC nestas idades

Dormir mal tem várias consequências negativas e, segundo um novo estudo, existe outra, mais grave, e que muitos não conhecem. Investigadores sugerem que os sinais associados a insónias, como dificuldade em adormecer e acordar muito cedo quase todo os dias, aumentam o risco de acidente vascular cerebral (AVC), especialmente em indivíduos com menos de 50 anos.

Trata-se de uma investigação feita Virginia Commonwealth University em Richmond, nos Estados Unidos, que acompanhou mais de 31 mil pessoas sem historial de AVC durante nove anos. 

Tendo em conta vários fatores, os investigadores, citados na CNN internacional, descobriram que os indivíduos com cinco a oito sintomas de insónias tinham um risco maior em 51% de sofrer um acidente vascular cerebral. Já entre quem apresentava apenas um a quatro sintomas o risco diminuiu para 16%. 

Caso não saiba, a lista de sintomas de insónias, segundo a Mayo Clinic, inclui dificuldade em adormecer; acordar durante a noite; acordar muito cedo de manhã; sentir que não descansou; sonolência; ansiedade, depressão e irritabilidade; preocupação com o sono, aumento de erros ou acidentes; e dificuldade em concentrar-se, lembrar-se ou prestar atenção.

Fonte: NM