Sociedade
12 Junho de 2023 | 09h19

Mais de quatro mil cartões são entregues em Luanda

Cerca de 4000 cartões foram emitidos e entregues, numa primeira fase, na província de Luanda, desde a entrada em vigor do novo preço da gasolina, deu a conhecer ao Jornal de Angola o presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA).

Em jeito de balanço, Francisco Paciente, afirmou que é satisfatório a forma como o processo decorre a nível de todas as províncias.

Até ao momento, foram atribuídos cartões de subvenção de combustível, para a mitigação do impacto do aumento da gasolina, às províncias de  Luanda, Cuanza-Sul, Bengo, Bié, Cuanza-Norte.

Bié recebeu um total de 2.048 cartões, que vai permitir dar resposta a todos os municípios, segundo o director do Gabinete Provincial de Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Waldemar Lunguela.

A directora do Gabinete Provincial de Transporte e Mobilidade Urbana do Cuanza-Sul, Anastácia Solano, disse que foram entregues cerca de 595 cartões, lembrando que o processo vai continuar até todos serem contemplados.

Segundo a directora do Gabinete Provincial de Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana, Maria Eugénia dos Santos, no Bengo foram atribuídos os primeiros 215 cartões aos operadores de táxi, mototáxis e de embarcações de pesca artesanal para compra de gasolina ao preço subvencionado de 160 kwanzas o litro.

Na província do Cuanza-Norte, foram entregues até ao momento 200 cartões, dos quais 43 atribuídos ao município do Dondo.

O secretário de Estado para Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, assegurou que em declarações à imprensa no Centro de Conferência Aníbal de Melo (CIAM), que a entrega dos cartões vai decorrer durante 45 dias, apelando aos taxistas, mototaxistas e donos de embarcações a manterem a calma.

O responsável da ANATA, Francisco Paciente, declarou, que para a província do Huambo estão previstos a entrega de 4000 cartões para compra do combustível.

A directora do Gabinete Provincial de Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana, na província de Benguela, Kátia Kachuco, garantiu que numa primeira fase vão ser entregues mais de 600 cartões, e não há  necessidade de alarme, pois o processo é contínuo.

Fonte: JA