Sociedade
11 Junho de 2023 | 10h38

Cartões para subvenção da gasolina chegam ao município do Chitato

Mais de 50 cartões para a compra de gasolina subvencionada ao preço de 160 kwanzas por litro foram entregues, sexta-feira, no Dundo, município do Chitato, província da Lunda-Norte, a operadores de transportes colectivos de passageiros e carga e a mototaxistas.

Para a província da Lunda-Norte estão previstos mais de três mil cartões. A medida, que visa reduzir o impacto do aumento do preço da gasolina de 160 para 300 kwanzas, foi recebida com alegria por associações e detentores de veículos, incluindo motorizadas, que asseguram a actividade de táxi em rotas urbanas, municipais e intermunicipais.

Maria Imaculada, proprietária de um veículo ligeiro de transporte urbano, que foi a primeira beneficiária de cartão de compra de gasolina a preço subvenciono, entregue pelo vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Frederico Barroso, disse que a iniciativa do Executivo vai contribuir significativamente na prestação de um serviço de qualidade à população, fortalecimento da classe empresarial e manutenção de postos de trabalho das pessoas envolvidas na actividade. 

Visivelmente satisfeita, Maria Imaculada disse que, desde a subida do preço da gasolina, de 160 para 300 kwanzas, decidiu estacionar a viatura e suspender temporariamente o serviço de táxi, mas, agora, com a recepção do cartão, conforme  promessa feita pelo Executivo aquando do reajuste do preço, vai retomar a actividade. 

"Estava muito céptica, desde a alteração do preço da gasolina decidi estacionar o carro e suspender temporariamente o serviço de táxi, embora soubesse que as duas pessoas que trabalham comigo estivessem aflitas, mas agora, conforme o Executivo prometeu, recebemos os cartões e por isso vou retomar a actividade”, disse. 

Por sua vez, Anjo Gabriel, outro beneficiário do cartão destinado à compra da gasolina subvencionada, pediu calma aos operadores que ainda não foram contemplados.

Segundo o empresário do ramo de transportes colectivos, os que desenvolvem a actividade de táxi e moto-táxi devem evitar confusão com o pretexto de reclamação do preço da gasolina, uma vez que o Estado está a prestar especial atenção aos servidores do serviço de transporte, dada a importância que este sector tem para a vida das pessoas. 

Anjo Gabriel considerou reprovável o que se assiste em algumas localidades do país, onde operadores de táxis e mototáxis optam por manifestações e arruaça.

Apelou à juventude a acreditar num futuro melhor para o país, uma vez que todas as posições do Governo têm como finalidade beneficiar a população. "O importante é legalizar os meios”, disse.

  Licenciamento vai prosseguir

O director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, David Dumba, disse ao Jornal de Angola, que os beneficiários dos cartões para a compra da gasolina a preço subvencionado são taxistas, mototaxistas e operadores de embarcações de pesca artesanal licenciados pelas administrações municipais. 

Até ao momento, conforme explicou, foram cadastrados 120.520 moto-táxis, 139 táxis e 181 embarcações de pesca artesanal, estando licenciados três mil meios de transporte. 

O responsável avançou que dos 53 cartões entregues, na primeira fase, nove foram para o município do Chitato e os restantes distribuídos aos operadores de outras circunscrições da Lunda-Norte. 

O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Frederico Barroso, garantiu que, depois do primeiro passo, com a entrega simbólica de cartões no Chitato aos detentores de veículos e motorizadas que fazem o serviço de transporte, a iniciativa vai prosseguir em outros municípios da província da Lunda-Norte.

Segundo o vice-governador, cada uma das dez administrações municipais da Lunda-Norte vai receber cartões para a compra da gasolina a preço subvencionado, para fazer a distribuição aos detentores de meios cadastradas para  o transporte público de passageiros.

De acordo com Frederico Barroso, o processo de entrega de cartões e de cadastramento e licenciamento vai continuar em todos os municípios, tendo por isso apelado à calma por parte dos operadores que ainda não receberam cartões para a compra da gasolina a preço subvencionado. 

Fonte: JA