Sociedade
18 Maio de 2023 | 14h15

Detido em Luanda homem que tentava viajar para Lisboa com crianças com passaportes de outros menores

O Serviço de Migração e Estrangeiros deteve um homem que se preparava para viajar para Lisboa, levando dois menores que apresentaram passaportes que pertenciam a outras crianças.

As três pessoas foram barradas pelo SME no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, que abordou o angolano, que levava os dois menores, de 15 e 12 anos, e verificou as falsas identidades durante a verificação dos documentos.

Segundo um responsável do SME, constatou-se que os passaportes eram verdadeiros, mas pertenciam a outras crianças, indicando que se poderá tratar de crimes de uso ilegítimo de passaporte ou tráfico de seres humanos.

O homem pretendia chegar a Paris, através de Lisboa, adiantou a mesma fonte.

"Qualquer cidadão que tentar usar um documento fraudulento ou forjar documentação para viajar, através do aeroporto ou outro ponto de fronteira, estamos preparados para essa situação", assinalou o responsável do SME.

O caso foi entregue ao Ministério Público para investigar os ilícitos criminais.

As autoridades vão tentar apurar responsabilidades de outros actores que terão facilitado o esquema e apelam às famílias angolanas para ter "mais cuidados com os processos de viagens de menores".

© Fotografia por: Novo Jornal (Divulgação)

Fonte: TPA/NM