Saúde
13 Maio de 2023 | 02h50

Ministra da Saúde reconhece papel crucial do enfermeiro

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reconheceu, sexta-feira, a dedicação e comprometimento dos enfermeiros no sistema nacional de saúde.

Numa mensagem por ocasião do Dia internacional do Enfermeiro, assinalado sexta-feira, a ministra disse que estes profissionais  desempenham uma função  essencial no dia-a-dia do sector. 

Referiu que a data, celebrada  em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, mãe da enfermagem moderna, oferece uma oportunidade importante para reconhecer quão fundamental é o papel que estes profissionais exercem, observando o seu Código de Ética e Deontologia. 

Sílvia Lutucuta sublinhou  que estão sempre preocupados com o desenvolvimento das suas competências técnicas, a consciência social e o amor ao próximo.

O tema escolhido para este ano "Os nossos enfermeiros, nosso futuro”, não poderia ser mais adequado para garantir a saúde para todos, expressa a governante. 

Asseverou que este ano, o Dia do Enfermeiro assinala-se de modo especial, numa altura em que o mundo celebra o sucesso da coordenação internacional, tendo sido declarado o fim da emergência da COVID-19, passando-se para a transição de uma gestão a longo prazo. 

"Nesta oportunidade, rendemos uma singela homenagem a todos os profissionais que pereceram na luta contra COVID-19, que incluiu todos os profissionais de saúde", expressou. 

O Ministério da Saúde definiu como uma das prioridades fundamentais para acelerar o acesso aos cuidados de saúde de qualidade o reposicionamento dos cuidados de saúde primários, incluindo a saúde comunitária.

Afirmou que o papel do enfermeiro é fundamental nesta equação pois, em muitas ocasiões, são os primeiros – e únicos – profissionais de saúde a que um doente tem acesso.

Actualmente a classe de Enfermagem representa 49,03% da força de trabalho da saúde. 

Nos últimos dois concursos públicos, 2018 e 2019, foram admitidos, em todo o país, 21.151 profissionais de enfermagem e procedeu-se à implementação de subsídios de horas acrescidas para a classe. 

A ministra Sílvia Lutucuta deu a conhecer que encontram-se a concluir a formação pós-média 1.123 técnicos de enfermagem em especialidades prioritárias e, brevemente, terá início os cursos de especialização pósgraduada de enfermagem.

Fonte: Angop