Internacional
09 Maio de 2023 | 16h56

Casa Branca diz que republicanos recusam a enfrentar "crise" de tiroteios

A Casa Branca afirmou hoje que os Estados Unidos vive uma crise devido aos tiroteios, depois do ocorrido este fim-de-semana no Texas, onde morreram oito pessoas, incluindo menores de idade, que os republicanos se recusam a enfrentar.

"Estamos no dia 128 de 2023 e, segundo os principais balanços, assistimos ao 201º tiroteio em massa este ano neste país", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em conferência de imprensa, noticia a agência EFE.

A porta-voz da Casa Branca destacou que estes dados representam uma média de mais de um tiroteio por dia e que, segundo estimativas, mais de 14 mil pessoas morreram este ano devido a violência armada.

"Esta é uma crise que os republicanos no Congresso se recusam a enfrentar. Estamos a falar sobre a maior causa de morte entre crianças nos Estados Unidos e os republicanos no Congresso estão a dizer que não se pode fazer nada relativamente a isso", lamentou.

Recordou ainda que o presidente do país, Joe Biden, instou o Congresso neste domingo a aprovar uma lei que proíbe armas de assalto e outros tipos de armas de alta capacidade, entre outras medidas.

No sábado à tarde, um homem armado abriu fogo num centro comercial em Allen, cidade na zona de Dallas, no Texas, matando oito pessoas e ferindo várias outras, antes de ser ele próprio alvejado mortalmente pela polícia.