Sociedade
04 Maio de 2023 | 15h31

Colisão entre embarcações resulta em morte em Cambambe

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em consequência da colisão de duas embarcações a motor de fabrico artesanal no rio Cuanza, próximo à cidade do Dondo, município de Cambambe, Cuanza Norte.

O acidente aconteceu no largo do Mucoso, envolvendo uma lancha ao serviço de taxi, que fazia a ligação entre a  cidade do Dondo e a comuna de Massangano e outra que regressava ao Dondo, transportando  sete funcionários da Administração Comunal de Quixinge, município da Quiçama, província de Luanda.

O comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCVB), afecto ao Comando Municipal de Cambambe, Inspector- chefe Bombeiro, Gilson Gaspar Lopes, esclareceu  à ANGOP que o acidente resultou da circulação, em sentido oposto, da embarcação comercial com 14 passageiros a bordo, associado ao excesso de carga.

A vítima mortal é uma menor de nove anos de idade, que se afogou em consequência do naufrágio das embarcações. O corpo foi resgatado por bombeiros mergulhadores, minutos após a ocorrência.

Para o oficial, o sinistro aconteceu por negligente, porque muitos tripulantes não observam as normas de segurança fluvial, impostas pelas autoridades, essencialmente,  em relação aos limites de carga e de passageiros.

O último acidente fluvial ocorreu em Maio de 2021, na localidade de Calengue, no rio Lucala, sem registo de danos humanos. MF/IMA

Lancha no rio Cuanza © Fotografia por: Divulgação

Fonte: Angop