Cultura
12 Abril de 2023 | 11h57

Abertas candidaturas para o Prémio Sagrada Esperança

O período de recepção das obras candidatas ao Prémio Literário Sagrada Esperança, edição 2023, devem ser entregues até ao dia 31 de Maio deste ano, anunciou, terça-feira, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), do Ministério da Cultura e Turismo.

O concurso é uma iniciativa do INIC , em parceria com a Fundação António Agostinho Neto e o Banco Caixa Angola. Segundo a nota do INIC, o prémio tem como objectivo homenagem e perpetuar o legado do Poeta Maior António Agostinho Neto, o primeiro Presidente da República de Angola, bem como incentivar a criação literária entre os autores nacionais com ou sem obras publicadas, com finalidade de promover o enriquecimento do universo imaginário da língua portuguesa através do discurso literário, assim como incentivar a produção literária de forma a assegurar o surgimento de novas obras no mercado.

De acordo com o regulamento, os concorrentes deverão enviar as suas obras dentro de um envelope grande fechado e assinado com o seu pseudónimo, devendo a sua identidade completa nomeadamente o nome, fotocópia do B.I. e nº de telefone estar dentro de outro envelope de menor tamanho, igualmente fechado dentro envelope grande com três exemplares da obra a concorrer.

As obras devem ser enviadas para o seguinte endereço: Prémio Sagrada Esperança - Instituto Nacional das Indústria Criativas (INIC), Rua Cirilo da Conceição Silva nº 7, 2º andar, caixa postal nº 1248, Luanda - Angola.

 As duas últimas edições do prémios Sagrada Esperança, teve como vencedores, a obra "O País Dramaticamente Estável”, de Kizola Ângelo, pseudónimo literário de Gabriel Jaime Neto Rosa, em 2021,  enquanto que em 2022, o galardão foi entregue ao escritor Aníbal Simões, autor da obra "Memórias de Uma Kuvale”, em homenagem ao centenário de Agostinho Neto.

De recordar que a edição especial do Prémio Literário Sagrada Esperança teve como objectivo enaltecer o centenário de nascimento do Poeta Maior e primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto pelo seu feitos.

O autor do galardão da edição passada nasceu a 1 de Janeiro de 1955, no Bailundo, e é também conhecido pelos pseudónimos "Tchikakata Mbalundo” ou "Cikakata Mbalundo”.

Em 1986, Ulembi publicou o primeiro romance, "Cipembúwa”, distinguido com a menção honrosa no Prémio Sonangol de Literatura, concurso de que foi vencedor em 1991, com o romance "Feitiço da Rama da Abóbora”.

Completou os estudos liceais na cidade do Huambo. No fim da década de 1970, estabeleceu residência no  Lubango, apesar de ter iniciado os estudos universitários em Filologia Germânica, sendo licenciado em Psicologia, pela Universidade Agostinho Neto, onde exerceu o cargo de docente, nessa mesma área. Em 1990, fez o doutoramento em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, em Portugal. Actualmente, reside na cidade do Lubango, onde trabalha como docente e pesquisador no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla.

Fonte: JA