Saúde
30 Março de 2023 | 14h55

Testados mais de 185 mil cidadãos para VIH/Sida em Benguela

Cento e oitenta e cinco mil e duzentas e noventa e cinco pessoas foram submetidas a teste de diagnóstico de VIH/Sida na província de Benguela, em 2022, das quais 3580 resultaram positivo, soube hoje, quinta-feira, a ANGOP.

Esse número representa uma redução de 343 casos positivos relativamente a 2021.

Essa informação foi avançada à ANGOP pelo porta-voz do Gabinete Provincial da Saúde, Ivanov Emiliano, acrescentando que do referido número de casos positivos, 190 são menores dos zero aos catorze anos de idade.

"Em menores temos 67 por cento de cobertura, estando actualmente em tratamento 176 petizes,”disse.

Ivanov Emiliano assegurou que os pacientes são apoiados regularmente com antirretrovirais de forma a dar imunidade ao organismo e diminuir as mortes.

O responsável lamentou a situação de pessoas diagnosticadas com a doença que abandonam o tratamento, prejudicando a sua própria saúde.

Referiu que alguns cidadãos quando testam positivo mudam de bairro, enquanto que outros abandonam o tratamento e vão residir noutros municípios.

Dai ter aconselhado a população no sentido de fazer o uso do preservativo, de forma a evitar que a doença se propague, e a continuação do tratamento para aqueles que já padecem da doença.

Defende a prevenção como a melhor maneira de combater a doença que tem estado a ceifar vidas em Angola e não só.

Por outro lado, Ivanov Emiliano referiu que o Gabinete Provincial de Saúde tem estado a promover palestras e outras acções de sensibilização, para que as pessoas conheçam a doença e saibam se prevenir.

Sugere a abstinência, uso de preservativo e a não se partilhar objectos cortantes, como lâminas, agulhas, entre outros, como formas de preveção. 

A província de Benguela tem uma população estimada em cerca de dois milhões e quinhentas mil pessoas.

Cerca de dois por cento da população angolana, que é equivalente a aproximadamente 35 milhões de habitantes, é portadora do VIH/-Sida, segundo o inquérito de indicadores múltiplos de saúde, feito entre 2015 e 2016. RJP/CRB

Simbolo da Luta Contra a Sida © Fotografia por: Divulgação

Fonte: Angop