Saúde
24 Março de 2023 | 17h08

Ministério da Saúde busca novas formas de financiamento de serviços

O Ministério da Saúde (MINSA), em colaboração com o das Finanças e parceiros internacionais, está a trabalhar para encontrar novas fontes de financiamento para o sector, além do Orçamento Geral do Estado (OGE).

As novas formas de financiamento, que prevê a inclusão,  por exemplo,  de seguros  e comparticipações, estão em estudo e visam aliviar o OGE e assegurar bom funcionamento  das unidades sanitárias, de acordo com o nível de assistência.

Conforme a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que falava hoje à imprensa, no Cuanza Norte,  o orçamento da função saúde é descentralizado, significando que o órgão central tem a sua quota para garantir a sua funcionalidade e dos hospitais nacionais.

O orçamento para as províncias, aclarou, é dividido para todos os níveis de atenção até ao secundário.

Informou também  que o Ministério da Saúde está a trabalhar com as Finanças e já esteve na Assembleia Nacional, no sentido de solicitar o aumento gradual do  orçamento do sector.

Indicou que há preocupação  do Ministério das Finanças e dos deputados em aumentar o orçamento para a saúde  e, com isto, melhorar o funcionamento das unidades de acordo com o nível de atendimento.

Em relação as instituições sanitárias  sem orçamento, como o Sanatório do Cuanza Norte, a governante esclareceu que uma unidade só pode ser orcamentada se tiver estatuto orgânico.

A este respeito, informou, que os ministérios da Saude, Administração do Território  e das Finanças iniciaram um trabalho, no sentido de se remeter e publicar o Estatuto Orgânico de todas as unidades sanitárias até ao final deste mês.

"Não se pode pagar unidades sanitárias, sem o Estatuto Orgânico, este é o ponto de partida", reforçou, adiantando que esta questão é um dos grandes problemas, quer no Sanatório do Cuanza Norte como de outras unidades sanitárias no país que reclamam por orçamento.

A ministra deslocou ao Cuanza Norte para constactar o ritmo é o grau de execução das obras do hospital geral local.
Em relação a obras, afirmou que apresenta um grau de execução de 47 por cento e recomendou a aceleração das obras para que a unidade seja entregue  em Outubro deste ano.

Recomendou ao empreenteiro o aumento do pessoal especializado, para a execução da parte  mais técnica. IMA/AC

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta (Ilustração) © Fotografia por: Divulgação

Fonte: Angop