Sociedade
24 Março de 2023 | 16h38

FRESAN aponta vantagens das estações meteorológicas

O coordenador adjunto do Fortalecimento e Resiliência de Segurança Alimentar e Nutricional em Angola(FRESAN), no Cunene, Juan Molina, apontou esta sexta-feira as vantagens do uso das estações meteorológicas automáticas, na recolha de dados reais sobre as chuvas e outras ocorrências.

Ao falar à ANGOP, por ocasião do 23 de Março, Dia Mundial da Meteorologia, Juan Molina disse que as estações ajudam na análise da temperatura do ar, velocidade e pressão atmosférica.

"São ferramentas  necessárias para avaliação do clima, para facilitar em tempo oportuno, alerta as comunidades sobre ocorrência de fenómenos naturais, em função das constantes alterações climáticas”, afirmou.

Lembrou que este ano o FRESAN instalou duas estações meteorológicas automáticas, nos municípios de Ombadja e Curoca, com o financiamento da União Europeia e co-gerida pelo Instituto Português, Camões.

Juan Molina informou que, ainda no quadro do FRESAN, estão montadas seis estações do género, sendo duas no Cunene, duas na Huíla e igual número para o Namibe, totalizando 800 mil euros.

O FRESAN é um programa de Fortalecimento e Resiliência de Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia, num valor de 65 milhões de euros para um período de 2018 a 2024.

A província do Cunene conta com 14 estações meteorológicas, das quais nove estão localizadas no município do Cuvelai.

O 23 de Março, Dia Mundial da Meteorologia é celebrado desde 1950. A data resulta da criação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM).

São signatários desta Convenção 193 Estados-Membros e Territórios, incluindo Angola. PEM/LHE/AC  

Centro de Controlo e Missão de Satélites © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop