Sociedade
20 Março de 2023 | 16h53

Recém-nascidos no Uíge beneficiam de enxoval

Os deputados do Círculo Provincial do Uíge entregaram hoje, segunda-feira, diversos kits de enxoval a bebés recém-nascidos na maternidade provincial do Uíge, no âmbito da jornada Março Mulher.

A maternidade, que realiza 35 partos por diária, beneficiou de banheiras, cestos, baldes, materiais de limpeza e outros utensílios.

Em declarações à imprensa, a coordenadora dos deputados à Assembleia Nacional pelo Círculo Provincial do Uíge, Nazaré dos Anjos Mendes, disse que vão interagir com o Governo para a construção de uma nova maternidade, em função do elevado número de mulheres grávidas que recorrem à única maternidade do Uíge.

Por sua vez, a directora clínica da Maternidade Provincial do Uíge, Isabel Miguel, informou que houve redução de mortes de mulheres grávidas nos últimos dias, explicou que as mortes baixaram de sete para dois casos por mês.

Disse que as mortes de mulheres grávidas estão relacionadas com a falta de consultas pré-natal, gerando complicações na hora do parto e são levadas para a maternidade já em estado grave.

Em função deste diagnóstico, apostou-se nas campanhas de sensibilização para a adesão de consultas pré-natal, situação que reduziu o número de mortes de mulheres grávidas.

A Maternidade Provincial do Uíge, que recebe também pacientes das províncias do Cuanza norte e Zaire, possui 120 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e atende diariamente 300 pacientes, nos serviços de ginecologia, obstetrícia, partos, cesariana e cirurgias (miomas e quistos). EPP/JRE

Vista Parcial do Hospital Geral do Uíge © Fotografia por: Jaime Reais (Angop)

Fonte: Angop