Sociedade
17 Março de 2023 | 13h44

Angola prepara plano de combate à violência sexual contra criança

O Governo angolano vai criar um Plano de Acção para Prevenção e Combate à Violência Sexual contra a Criança, enquadrado num novo modelo de descentralização da política de protecção social e municipalização da acção social.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Lopes Kindanda, no encerramento da Campanha Nacional de Prevenção e Combate a Violência Sexual contra Criança, que decorreu de Março de 2021 a Março de 2023.

A dirigente disse que a proposta já foi formalizada e encontra-se no momento de recolha de contribuições. 

O plano, disse, prevê um conjunto de acções pertinentes que configuram objectivos assentes nos pilares de prevenção, protecção, combate e desenvolvimento, no novo modelo de municipalização da acção social.

 Alcina Lopes Kindanda disse que durante os dois anos de campanha foram realizadas várias acções,  com realce para a sensibilização de quatro milhões 510 mil e 389 pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

Disse que no início da Campanha Nacional de Prevenção e Combate a Violência Sexual contra Criança em 2021 o Instituto Nacional da Criança (INAC) registou, em todo país, mil 141 casos de violação sexual contra crianças, e, após um ano de trabalho em 2022, foram registados quatro mil 706 caos de crianças violentadas sexualmente.

A secretária de Estado afirmou que face ao trabalho realizado, até este mês, foram registados dois mil 593 casos, uma redução significativa de quase metade em relação â 2022.