Sociedade
21 Fevereiro de 2023 | 11h17

Professor angolano nomeado como “académico imortal”

O Prof. Doutor Zakeu Zengo, docente associado do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) e investigador sénior do Centro de Estudos e Investigação Científica desta instituição, de que é também o director-geral, tomou posse, no dia 10 deste mês, como “académico imortal” na Academia Brasileira de Ciências, História, Artes e Literatura (ABRASCI), indica uma nota enviada, segunda-feira, ao Jornal de Angola.

O académico angolano, que além do IMETRO colabora com outras instituições nos cursos de pós-graduação, foi laureado pela centenária Academia Brasileira para ocupar a cadeira 72, cujo patrono é também o angolano e africanista Almerindo Jaka Jamba, falecido em Abril de 2018.
A cerimónia solene de posse teve lugar no auditório da Academia Paulista de Letras, no Brasil, com a presença de académicos e autoridades daquele país.

Na ocasião o Professor Zakeu, detentor de um doutoramento em Filosofia Política, feito naquele país, e de outro doutoramento em Antropologia Social do Desenvolvimento, no Reino Unido, recebeu ainda o colar de mérito cultural, tornando-se Comendador brasileiro.

Durante mais de 15 anos, Zakeu Zengo foi pesquisador e leccionou em universidades brasileiras, antes de retornar a Angola para dedicar-se ao ensino superior, através do IMETRO.

Fonte: JA