Tecnologia
21 Fevereiro de 2023 | 11h12

Hospital da Jamba já atende com recurso à telemedicina

A assistência médica com recurso à telemedicina começou a dar os primeiros passos, na última semana, na província da Huíla, face à conexão dos hospitais central do Lubango, Dr. António Agostinho Neto, e do município da Jamba.

Uma das vantagens da recepção do sinal do Satélite Angolano (ANGOSAT-2) é o facto de os serviços serem agora possíveis, depois da instalação do sistema tecnológico Vesat, no Hospital Central do Lubango e nas unidades da Jamba e de Caconda, que permitem a interligação das unidades sanitárias locais com outras de referência de vários pontos do país.
A primeira consulta baseou-se na discussão de um caso de uma criança de três anos, com suspeita de tuberculose extra-pulmonar, tendo o corpo clínico avaliado a situação e optado por transferir para o Hospital Sanatório do Lubango, segundo o director clínico do Hospital da Jamba, Ericleiton Franco.

Em apenas quatro dias, dezenas de cidadãos beneficiaram dos serviços, como é o caso de uma paciente de 19 anos, com um abcesso submandibular com fístula e outro de 27 anos, com síndrome icterícia (cirrose hepática).

Ericleiton Franco destacou o facto de a tecnologia começar a contemplar as unidades sanitárias das zonas mais recônditas das sedes provinciais, permitir melhor interacção dos especialistas de várias áreas e encontrar soluções precisas e rápidas para os pacientes.

O médico reconheceu que a transformação tecnológica está a permitir obter diagnósticos precisos e céleres dos pacientes, sobretudo para os casos complexos que forçavam a maioria dos doentes e respectivas famílias a se deslocar para Oshakati, na Namíbia.

Ericleiton Franco realçou as vantagens do Angosat-2 por permitir aos profissionais de saúde e não só desenvolverem a sua actividade com mais certeza nos diagnósticos dos casos.


Opinião idêntica tem o dermatologista Salomão Gonçalves.

"Estamos a interagir com os colegas de várias unidades hospitalares de diversos pontos do mundo e, com a particularidade do factor língua, em nenhum momento está a obstaculizar a abordagem técnica e científica dos diversos casos que têm sido avaliados”, disse.

O especialista revela que o município da Jamba conta com uma nova unidade hospitalar de referência erguida no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). O hospital está apetrechado com tecnologia de última geração favorável a vários tipos de intervenção cirúrgica, diagnóstico e avaliação de várias enfermidades, realização de partos complexos e outros casos.

Salomão Gonçalves disse que a telemedicina está a ser um recurso favorável à resolução de problemas de saúde de vários pacientes e dos médicos, que têm a situação facilitada devido à permanente troca de experiências.

"Com o Angosat-2, os pacientes dos municípios com novos hospitais ou requalificados não precisam de se preocupar em viajar para buscar a cura em outros lugares, porque temos unidades com condições para, fora das sedes provinciais, fazer um diagnóstico com resultados convincentes”, disse.


Todos os hospitais vão ser contemplados

A instalação do sistema tecnológico Vesat, que entre outras valências, permite o uso da telemedicina, vai abranger todas as unidades hospitalares de referência do país, com vista a tornar célere o trabalho do corpo clínico, relativamente ao diagnóstico, estudos de casos e vias para cura.

O engenheiro informático António Gonga, responsável pela montagem do sistema, explicou que o Hospital Municipal da Jamba está agora interligado com outras unidades sanitárias, com realce para os hospitais Central do Lubango, Moxico, Huambo, Luanda e Uíge.

O sistema Vesat é composto por uma antena rack com sistema de energia, um modem para a recepção eficaz do sinal, espalhador de Internet e outras componentes que permitem aos profissionais desenvolverem as consultas aos pacientes em sistema de banda larga.

A responsável da sala de telemedicina do Hospital Central do Lubango, Runina Jamba, aconselha os utilizadores do sistema a cuidá-lo, para que sirva para outras gerações. Considerou que, doravante, o atendimento aos pacientes vai ser íntegro e diferenciado.

Para Runina Jamba, uma das mais-valias a realçar tem a ver com o facto de os pacientes terem a oportunidade de passar a receber diagnóstico médico incluindo fazer o tratamento diferenciado. "Vamos também abordar multidisciplinarmente vários casos e efectuar a transferência precoce dos doentes”, disse.

Fonte: JA