Economia
16 Fevereiro de 2023 | 10h55

Angola vai participar na Feira Africana de Negócios da Argélia

O secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, anunciou, em Luanda, que o Governo argelino convidou Angola para participar na 2ª edição da Feira Africana de Negócios (SADA SARL), que vai decorrer de 5 a 7 de Março do corrente ano, naquele país do Magrebe.

Ivan Marques dos Santos frisou que Angola estará presente com uma delegação composta por vários ministérios, representando diferentes sectores da actividade produtiva, bem como de empresários nacionais.

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), a Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA), assim como a Câmara de Comércio e Indústria constarão também da delegação angolana ao evento.

Para o secretário de Estado para a Economia, a presença do empresariado nacional na feira poderá facilitar e incentivar parcerias de negócios.

"Como Executivo é nossa responsabilidade e dever criar condições para que as empresas angolanas possam ter oportunidades de interagir com os empresários de outros países de África e do mundo, no sentido de expandir os seus negócios”, precisou.

Ivan Marques dos Santos destacou, ainda, que é necessário  que Angola divulgue as marcas nacionais e o que os empresários têm feito para contribuir para o desenvolvimento da economia nacional, sobretudo a nível do emprego e do crescimento económico.



Processo de reembolso do PAC inicia em Maio

A partir de Maio, os empreendedores que aderiram ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC) começam a ser reembolsados.

Segundo Ivan Marques dos Santos, o Programa disponibilizou cerca de 49 mil milhões de kwanzas.

Frisou que o Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) tem autonomia própria para criar equipas para acompanhar o processo de implementação.

"O BDA tem autonomia própria e de certa forma vai colocar os números que gostaríamos de ver e analisar, desde empregos gerados e o nível de impacto que esses financiamentos deram à economia real”, frisou.

Fonte: JA