Economia
15 Fevereiro de 2023 | 12h46

Reembolso do PAC inicia em Maio

O processo de reembolso do crédito concedido à economia real, pelo Programa de Apoio ao Crédito (PAC), começa em Maio, anunciou, esta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos.

Respondendo à perguntas dos jornalistas no briefing do Ministério da Economia e Planeamento, Ivan Marques dos Santos sublinhou que o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) tem autonomia própria para criar equipas para acompanhar o processo de implementação.

"O BDA tem autonomia própria e de certa forma vai colocar os números que gostaríamos de ver e analisar, desde empregos gerados e o nível de impacto que esses financiamentos deram à economia real”, frisou.

Dados disponibilizados até Dezembro davam conta que o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) tinha aprovado, de Janeiro a Novembro de 2022, um total de 1.807 projectos, dos quais 1.093 foram financiados com um desembolso de 45 mil milhões de kwanzas.

Até à data, aguardavam pelos respectivos desembolsos 714 projectos e no que toca ao global de projectos aprovados, dentro da carteira do BDA, registou-se um aumento de 49 processos em relação à primeira semana de Novembro.

O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), foi reestruturado em 2022 para aumentar os financiamentos a projectos que têm tido dificuldades para obtenção de crédito. HEM/AC

Fonte: Angop