Economia
10 Fevereiro de 2023 | 09h42

Parque solar de Lucapa começa a produzir energia em 2024

A central fotovoltaica, em instalação no município de Lucapa, província da Lunda Norte, desde 2021, começa a produzir energia no primeiro trimestre de 2024.

A central solar está concluída em 61 por cento,  sendo que em termos de montagem mecânica, com a instalação dos painéis solares e estruturas de apoio que compreendem a engenharia civil, está acima dos 90%.

Até agora, já foram colocados cerca de  11 mil dos 12.090 painéis solares previstos, faltando a parte das ligações eléctricas, testes dos equipamentos, construção da sala de comando e edifícios de apoio.

A central está a ser instalada numa área de três hectares e está avaliada em 19.706.428 euros, 80 por cento dos quais financiados pela Suécia e 20% pela África do Sul.

Segundo o ministro da Energia e Água,  João Baptista Borges,  que falava à imprensa no final da visita de constatação ao projecto, contempla  a construção de uma rede de distribuição para 1.500  ligações domiciliares, para beneficiar cerca de 49 mil habitantes.

Reiterou que o objectivo da construção de centrais fotovoltaicas  em algumas regiões do país  é de reduzir o consumo do combustível e produzir energia limpa. 

"Lucapa tem uma actividade económica significativa e o que nós queremos é trazer energia limpa e barata" , frisou. 

Actualmente, mais de 20 mil clientes beneficiam de energia eléctrica da rede pública no município de Chitato, através de uma central térmicas com 30 megawatts, enquanto os nove municípios do interior, incluindo Lucapa, são abastecidos com grupos geradores.

Angola está a ser pioneira no domínio de instalação de energias renováveis, com sete projectos nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Benguela, Bié e Huambo.

A previsão das autoridades é que a energia solar beneficie cerca de 1,2 milhões de famílias em todo o país, com vista à promoção do acesso a uma electricidade limpa e barata.