Da autoria de Guilherme Chihumbwe Martins, jornalista da Emissora da Rádio Nacional de Angola na Lunda sul, a obra financiada pela Fundação Brilhante, conta com 186 páginas, repartida em 10 capítulos, que retratam pormenorizadamente aspectos socioculturais e a expansão dos Cokwe e a sua cultura no universo.
A obra sob a égide da Mayamba Editora, com uma tiragem inicial de mil exemplares, narra ainda a história da entrada dos europeus na região da Lunda e está a ser comercializado a 10 mil Kwanzas.
O autor, Guilherme Martins, disse que a obra é resultado de uma investigação apurada de sete anos, na região Leste e não só, para apresentar a verdadeira história do povo Cokwe, desde a dança, hábitos e costumes no sentido de não desvirtuar os jovens da nova geração.
Fez saber que há muitos relatos positivos e negativos sobre a identidade do povo Cokwe, incutidos por europeus, daí a necessidade de se escrever uma versão mais original, tendo em conta o convívio com os mais velhos da região, cujo objectivo é que a obra atinja o ensino primário e universitário.
Por sua vez, o director do gabinete provincial da Cultura, Juventude e Desportos da Lunda Sul, Salvador Wanuque, enalteceu o esforço empreendido pelo autor na recolha de dados, sobre a história da Lunda e dos seus povos.
Referiu que a obra contribuirá para a preservação da identidade cultural dos Cokwes, bem como divulgar com realismo os aspectos culturais desta parcela do território nacional.
O livro que já foi apresentado na Lunda Norte e Lunda Sul, prevê a sua apresentação no Moxico, no dia 10.
Perfil do autor
Jornalista, professor de carreira e investigador, Guilherme Martins, tem uma Licenciatura sobre o Ensino da História e frequenta o mestrado em comunicação.
Fonte: Angop